Um violento confronto no Conjunto Penal de Itabuna, resultou na morte de dois detentos e deixou outro ferido na manhã deste sábado, dia 12. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou que a briga, que ocorreu entre grupos rivais, foi motivada pela disputa pelo controle do pátio na unidade prisional.
De acordo com informações da direção do presídio, o tumulto aconteceu no Anexo 3 da instituição, e os internos falecidos foram atacados utilizando armas brancas. No entanto, os detalhes específicos sobre o tipo de arma branca utilizada não foram divulgados.
A vítima que ficou ferida foi imediatamente conduzida ao Hospital de Base de Itabuna, embora não haja informações detalhadas sobre o seu estado de saúde atual.
Os detentos mortos foram identificados como Alex Nogueira dos Santos e Alexandro Costa da Silva.
As autoridades também relataram que um dos detentos falecidos já havia sido destaque em uma intervenção anterior no presídio realizada pela Seap, em março deste ano. Na ocasião, ele havia sido transferido para a penitenciária de Irecê após ser considerado uma figura de liderança entre os demais presos. No entanto, por uma decisão judicial, ele retornou posteriormente ao Conjunto Penal de Itabuna.
No desdobramento da situação, tanto este detento quanto o outro envolvido teriam tentado retomar o controle do pátio. Entretanto, novos grupos e lideranças já haviam surgido nesse período. O confronto generalizado entre os grupos rivais culminou nas trágicas mortes dos detentos que buscavam reassumir a liderança.
As forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, foram mobilizadas para conter a situação e restabelecer a ordem no presídio após o incidente. A Seap mencionou que está conduzindo investigações adicionais para esclarecer os detalhes e as circunstâncias que levaram ao conflito fatal.