O novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas conta com ambiente humanizado para atender as demandas dos caravelenses, com humanização e maior disponibilidade do que em serviços terceirizados. O espaço tem sala para a coleta no local, além do investimento em equipamentos de última geração para analisar as amostras colhidas nas unidades básicas de saúde de Caravelas, Ponta de Areia e Barra de Caravelas.
Para facilitar a vida da população, a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, explicou que "um veículo vai passar nessas unidades recolhendo as amostras para levar até o laboratório, facilitando para os moradores a coleta nos postos de saúde mais próximos de onde moram", disse.
Outro marco importante na estrutura pública de saúde do município de Caravelas foi a inauguração do ambulatório com a disponibilidade de diversas especialidades médicas, com destaque para a cardiologia, pediatria, cirurgia geral, urologia, neurologia, ginecologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, ultrassonografia, ortopedia, endoscopia e colonoscopia, dentre outros.
Segundo Marina Ramalho, "esse é mais um importante instrumento para maior democratização e humanização do acesso aos serviços públicos de saúde, superando mais um grande gargalo do sistema, promovendo o diagnóstico mais rápido e, acima de tudo, com maior acompanhamento, no próprio município", destacou.
Para o Prefeito de Caravelas, "a instalação do ambulatário de especialidades médicas e do laboratório municipal de análises clínicas, em espaços anexos ao Hospital Municipal de Caravelas, facilita os trabalho e a interação entre as equipes de saúde do município, melhorando a eficiência dos atendimentos buscados pela população", argumentou.
Presentes na inauguração dos dois novos equipamentos da saúde de Caravelas, os deputados, Robinho (estadual) e Claudio Cajado (federal), ficaram impressionados com a estrutura montada na rede pública.
Para o deputado Robinho "o investimento realizado pelo município salta as olhos e aparece nas avaliações de programas como o Previne Brasil, do Ministério da Saúde, com o município em primeiro, na comparação com outros da região extremo sul", comentou.
Já o deputado Claudio Cajado pontuou o fato de um município pequeno, com poucos recursos financeiros, conseguir fazer tanto, em vários setores da administração pública. "O resultado está em todos os cantos, com obras e ações que valorizam o caravelense e a qualidade de vida, um exemplo para muitos municípios do país", realçou.
Presenças dos prefeitos, Marcelo Angênica (Itamaraju), Luciana Machado (Nova Viçosa) e Calixto Ribeiro (Ibirapuã); do presidente da Câmara de Caravelas, Gilmar de Souza ('Gilminha'), dos vereadores, Zé Cabo, Borê, Sangue B, Alencar, Reginaldo, Adalírio, além do também vereador Lucas Bocão, da cidade de Teixeira de Freitas, dentre outros.