O Instituto Aliança, em parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, Fundação Forge e Zurich Foundation, está com inscrições abertas para duas novas turmas do programa de formação profissional Rotas e Travessias no estado da Bahia. A iniciativa oferece cursos gratuitos para jovens de 17 a 24 anos, visando ampliar a inclusão no mercado de trabalho.
O programa está presente em Salvador e diversos municípios do sul da Bahia, como Teixeira de Freitas, Alcobaça, Mucuri, Prado, Caravelas e Nova Viçosa. De acordo com o Instituto Aliança, mais de 70% dos jovens que concluem essa formação conseguem inserção no mercado de trabalho.
Com duração de três meses e realizado totalmente on-line, o curso é focado no desenvolvimento de competências socioemocionais, digitais e empreendedoras, além de preparar os participantes para processos seletivos. Ao final do programa, os(as) alunos(as) que completarem a formação receberão certificado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com o apoio a essa iniciativa, a Suzano reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social.
Giordano Bruno Barbosa, gerente executivo de Relacionamento Social da Suzano, afirma que o apoio ao projeto está alinhado com as metas sociais da companhia. "Estamos engajados(as) com o desenvolvimento social das áreas onde temos atuação. Até 2030, a Suzano se compromete a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, e a inserção profissional de jovens é um dos pilares fundamentais para que consigamos alcançar essa meta", afirma.
O programa Rotas e Travessias tem como meta formar 800 jovens até o final de 2025 nos estados da Bahia e São Paulo, promovendo desenvolvimento social e econômico nas comunidades atendidas, além de oferecer ferramentas para que os participantes tenham mais oportunidades profissionais, contribuindo para sua autonomia e crescimento no mercado de trabalho. "Nossa metodologia não se limita à capacitação técnica, ela é um convite à transformação. Oferecemos aos jovens as ferramentas necessárias para que possam construir um futuro repleto de oportunidades e autonomia. Acreditamos que, ao investir no potencial desses jovens, estamos contribuindo não apenas para suas trajetórias individuais, mas também para o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que estão inseridos", ressalta Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança.
Nesta edição, serão duas turmas, uma com aulas iniciando em 10 de junho e outra com início em 1º de julho. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de julho por meio do site do Instituto Aliança. Para participar, além de se enquadrarem na faixa etária, os jovens devem atender aos seguintes critérios: estar cursando o 3º ano ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública; possuir o certificado de reservista (homens); ser residente nos municípios de execução do programa; e ter o desejo de ingressar no mercado de trabalho. Para garantir o acesso à educação, os participantes receberão tablets com internet, facilitando a participação nas aulas, que acontecerão em dois encontros semanais.
Serviço
Programa: Rotas e Travessias – Turma 2025
Inscrições: até 1º de julho de 2025
Link para inscrições: https://institutoalianca.org.br/rotas/
Público-Alvo: Jovens de 17 a 24 anos das cidades de Salvador, Teixeira de Freitas, Alcobaça, Mucuri, Prado, Caravelas e Nova Viçosa.
Metodologia: 100% on-line (empréstimo de tablet com acesso à internet)
Carga Horária: 200 horas
Turno: Manhã ou tarde
Início das Aulas: 10 de junho e 1° de julho