A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Teixeira de Freitas, enviou um ofício ao prefeito Temóteo Brito, nesta segunda-feira (8), pedindo abertura do comércio e seu funcionamento.
Veja o ofício na íntegra:
A CDL-Câmara de Diretores Lojistas de Teixeira de Freitas celebra diariamente com muito orgulho a manutenção dos canais de comunicação com Vossa Excelência e Secretariado neste período especial por que passamos. Isto nos permite acompanhar as ações de perto e empreender as ferramentas de ajuda, dentro de nossas possibilidades.
Muito aflige, entretanto, à CDL e suas congêneres do estado e a outras entidades representativas de classe sediadas em Teixeira de Freitas, a continuação de um conceito que penaliza o setor como responsável ou maior responsáveis pela continuação da alta propagação do vírus Covid-19. Vale lembrar que cidades como Itabuna, Feira de Santana, Eunápolis, Jequié e outras, onde há fechamento do comércio de 30,45 e até 90 dias de fechamento, os índices não caíram. É bom lembrar que as instituições financeiras se mantem em funcionamento, com expressiva concentração de pessoas.
Enquanto isso, estamos apreensivos com a falta de capital de giro no comércio, que já registra alto índice de falências e demissões e de empresários extremamente preocupados com seu presente e seu futuro. Estamos em uma semana que registra uma das mais fortes datas para o movimento comercial que é o Dia dos Namorados. Que com comércio aberto poderia significar uma excelente e positiva válvula de escape. Sem o giro de mercadorias o setor comercial não sobrevive.
A CDL entende a preocupação geral. E por entender tem levado a Nação Lojista a contínuas ações de resguardo da saúde pública com medidas que tem se mostrado positivas e tem sido acatada pela comunidade. Em Teixeira de Freitas ninguém entra em qualquer estabelecimento comercial, isto quando entra sem a máscara e a assepsia por álcool.
A CDL ciente de reunião de Prefeitos com o Governador, com a participação de Vossa Excelência, mais do que solicita, implora que mostre a importância de combatermos o Covid-19 sem levar nossa comunidade comercial à sepultura. Sabemos do cuidado e respeito de Vossa Excelência com o empresariado. E entendemos o cuidado também com o resguardo com a sobrevida do cidadão.
Por isso, o que solicitamos de imediato, uma flexibilização que possibilite ao empresário/lojista manter-se em funcionamento. Ainda que significa que uma menor carga horária do período comercial aberto no dia a dia. Acreditamos que a nação lojista tem sido altamente participativa, colaboradora e responsável e tem pagado um alto preço para sobreviver, ao custo de muitos fechamentos do comércio. Mesmo assim, mantém-se abertos a colaborar com as medidas determinadas pelas autoridades de saúde até aqui, ou outras que sejam determinadas.
A CDL é parceira e sabe que Vossa Excelência sempre foi e sempre será também. Por isso colocamos em vossas mãos a nossa esperança.
Cordialmente,
Edésio Pereira.