Moradores da região de Helvécia, distrito de Nova Viçosa, fecharam um trecho da BR 418 que liga a BR 101, Trevo de Posta da Mata a Caravelas para reivindicar melhorias na rodovia.
O protesto começou por voltas das 4h30 da madrugada desta sexta-feira, 2 de dezembro e durou quase toda a manhã. As carretas que transportam eucalipto para a Suzano Papel e Celulose foram proibidas de trafegar, outros veículos puderam. O trânsito para outros veículo foi liberado.
Com 84,5 quilômetros de extensão, a BR-418 foi construída pelo Exército Brasileiro e inaugurada em 1º de Abril de 2016, ligando a BR 101 a Caravelas no sul extremo sul da Bahia.
Na época da construção o governo investiu R$ 128,7 milhões, relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC), a obra foi pensada para fortalecer o turismo regional, tornando as praias mais acessíveis aos brasileiros de outros estados que visitam a nossa região, como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e as cidades de Caravelas, Alcobaça e Prado e dinamizar a economia local, com destaque para o transporte de madeira e o de celulose para o Espírito Santo.
Seis anos depois de inaugurada, a rodovia está cheia de buracos, tornado um perigo para quem ali trafega e causando acidentes, muitos deles com vítimas fatais. Todas as carretas da Suzano foram paradas, bem como os ônibus que levavam trabalhadores.
Os manifestantes reivindicavam a presença do DENIT e de pessoas responsáveis pela Suzano para eles verem a situação da rodovia. Vereadores de nova Viçosa e Caravelas também se fizeram presentes á manifestação, os moradores fizeram questão de dizer que o protesto não era bolsonarista, e sim, uma reivindicação por uma rodovia mais segura e sem buracos.
A PRF e Polícia Militar acompanhou a manifestação pacífica. Vejamos o que disseram os vereadores, Marcelo Sangue B, de Caravelas e Kiones de Nova Viçosa;
NOTA DA SUZANO
A Suzano é parte da comunidade do Extremo Sul da Bahia e acompanha de perto as condições da malha rodoviária.
Com relação às suas operações, a Suzano informa que cumpre integralmente a legislação vigente, respeitando o limite de veículos e carga máxima permitidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela via.
A empresa informa ainda que mantém diálogo ativo com o poder público, população e com o DNIT, para debater ações focadas no local. Entre elas, o pedido para que a própria companhia possa atuar diretamente nos pontos em que opera na BR-418, de forma emergencial, tão logo as condições climáticas permitam.
Além disso, tem iniciativas para mitigar sua atuação, principalmente durante o transporte de madeira, a exemplo do desenvolvimento do Projeto Fora da Estrada, com a construção de túneis sob a BR-101 e sob a BR-418, reduzindo o fluxo de carretas de madeira nas rodovias da região.
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