O evento foi organizado pela equipe multiprofissional da Secretaria de Ensino do município de Caravelas, através do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva (CEAMEI).
O público alvo foram os mediadores contratados para auxiliar os professores na educação dos alunos especiais. Esses profissionais são os auxiliares dos professores na facilitação do aprendizado de crianças com algum tipo de deficiência (auditiva, visual, mental, física), contribuindo na inclusão dessas crianças no processo de ensino aprendizagem.
A formação continuada dos mediadores visa proporcionar uma capacitação reflexiva, dinâmica e ativa, de acordo com a necessidade dos alunos sob seus cuidados, fornecendo estímulos adequados e adaptados para cada aluno, com cuidados e particularidades de cada um deles, de acordo com o diagnóstico de suas especialidades e com o nível de afetividade necessária para o acolhimento deles.
Assim como no ensino regular, a educação inclusiva trabalha o lúdico e as experiências com o ambiente onde vivem, usando variedade de estratégias, dentre as quais, brinquedos e jogos de variados tipos. O conteúdo da formação incluiu, dentre outras práticas, a criação de brinquedos, por meio de oficinas.
Para a Secretária de Educação de Caravelas, Jocivânia Caetano, “o princípio da igualdade pressupõe que as pessoas, colocadas em situações diferentes, sejam tratadas de forma desigual e é por isso que a rede pública de ensino do município de Caravelas tem trabalhado para tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”, disse.