Publicidade Davaca novo

Aluno do CPM de Teixeira de Freitas conquista Ouro na OBMEP, a maior olimpíada de matemática do país

Por Neuza em 01/07/2025 às 17:09

Aluno do CPM de Teixeira de Freitas conquista Ouro na OBMEP, a maior olimpíada de matemática do país

O CPM Anísio Teixeira de Teixeira de Freitas tem motivos para celebrar! O aluno Heitor Haidan Soares de Araújo, do 8º ano, foi um dos grandes destaques da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a maior olimpíada científica do país, que reuniu mais de 18,5 milhões de participantes. Heitor conquistou a medalha de ouro na competição, e esteve presente na Cerimônia Nacional de Premiação, realizada nesta segunda-feira, 30 de junho, no Rio de Janeiro.

Ao todo, 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal receberam a tão cobiçada medalha de ouro. A solenidade, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), contou com a presença de importantes autoridades, como a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou a importância da OBMEP ao longo de seus 20 anos de existência. "Há 20 anos a OBMEP alcança quase a totalidade do território nacional identificando talentos e incentivando o gosto pelo aprendizado da matemática. A Olimpíada vem sendo usada cada vez mais como critério de seleção por universidades. No IMPA Tech, graduação do IMPA, 80% das vagas são para medalhistas de olimpíadas do conhecimento. E essa é uma tendência que irá crescer ao longo dos anos por conta da qualidade dos estudantes egressos da OBMEP", afirmou Viana, ressaltando o impacto transformador da olimpíada na vida dos jovens.

Além do reconhecimento da medalha de ouro, os medalhistas nacionais da OBMEP têm a oportunidade de participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior). Este programa oferece aulas avançadas de matemática, e os estudantes de escolas públicas que o integram recebem uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), um incentivo fundamental para o desenvolvimento de novos talentos na área.

A cerimônia de premiação, preparada anualmente pela equipe da OBMEP, busca proporcionar uma experiência inesquecível aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Além da solenidade de entrega de medalhas, os alunos participam de uma programação especial, que inclui jantar de boas-vindas, sorteio de brindes, salão de jogos e uma palestra inspiradora com o cientista de projetos do IMPA, Lucas Nissenbaum, momentos que certamente ficarão marcados na memória de Heitor e de todos os jovens talentos da matemática brasileira.

Fonte: Fernanda Silva/Bahiaextremosul

Tags:   Medalha de ouro OBMEP CPM Anísio Teixeira
publicidade