O cantor e compositor Belchior cearense de 70 anos, morreu na noite de sábado (29) em Santa Cruz do Sul (RS). Com mais de 40 anos de carreira, Belchior nasceu em 26 de outubro de 1946 no Ceará e foi um dos cantores mais enigmáticos da música popular brasileira.
Depois de alguns anos fazendo sucesso, Belchior desapareceu da mídia indo morar fora do Brasil, nem mesmo a família ou seu produtor sabia onde ele estava morando. Em 2012 o cantor chegou a ser procurado pela polícia por causa de uma dívida de 30 mil reais em um hotel de Antigas no Uruguai.
Outros boatos a respeito do sumiço de Belchior também foram veiculados na mídia nacional. Um canal de Televisão brasileiro chegou a fazer uma matéria especial em seu programa dominical sobre o desparecimento do artista e de um carro que ele havia deixado no estacionamento do aeroporto ao desparecer.
Dono de uma voz potente, o primeiro sucesso veio nos anos 70 ao lado do conterrâneo Fagner, com a faixa "Mucuripe". Em 1976 lançou o disco "Alucinação" e um dos principais sucessos foi "Apenas um rapaz latino-americano", depois disso, várias outras músicas viriam a ser destaque, entre elas “Paralelas”, regravação de Vanusa, "Como nossos pais", “Todo sujo de Batom”, “Medo de avião” e “Divina Comédia humana” entre outras.
O governador do Ceará, Camilo Santana, decretou luto oficial de três dias. Em nota o governador do Ceará disse que recebeu com pesar a noticia da morte de Belchior.
"O Governo do Ceará lamenta profundamente o falecimento do cantor e compositor cearense, Belchior, aos 70 anos, na noite deste sábado, 29, na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. E informa que está prestando todo o apoio à família, inclusive providenciando o traslado do corpo para Sobral, sua cidade natal. O governador Camilo Santana está decretando luto oficial de três dias. Belchior é dono de uma trajetória artística da mais absoluta importância para a cultura do Estado. Sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones da Música Popular Brasileira, promovendo o nome do Ceará em todo o Brasil e no mundo".
O traslado do corpo do Rio Grande do Sul para Sobral, cidade onde o artista nasceu, será feito pelo governo do Ceará. A família não divulgou a causa da morte. O corpo deverá chegar a Sobral ainda neste domingo.