Restos de uma baleia Jubarte foram encontrados na praia de Alcobaça- Ba, na manhã dessa segunda-feira, dia 29 de junho por moradores e turistas que visitam a cidade.
Entre os meses de julho e outubro, a região recebe a visita das baleias Jubartes, que vem para as águas quentes do sul da Bahia para acasalar e amamentar os filhotes. O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia.
De acordo com o Instituto Jubarte de Caravelas, as baleias procuram essas praias para o acasalamento, por serem águas quentes, ideais para reprodução da espécie. A época normal do acasalamento dura de julho a novembro, mas é possível ver as baleias nos meses próximos a essa data.
Medindo cerca de 11 metros de comprimento, segundo os biólogos, a baleia já está em avançado estado de decomposição, e, por isso não é possível detectar a causa da morte do animal. A prefeitura de Alcobaça ficou de enviar máquinas para a retirada do animal, mas, como a maré subiu, só será possível a retirada da baleia morta na manhã desta terça feira (30), informaram os biólogos.