Foto/ Reprodução redes sociais
União dos Palmares (AL) – Um grave acidente envolveu um ônibus de turismo realizado na morte de 23 pessoas e deixou cerca de 30 feridos na região da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, na tarde deste domingo (24). O veículo, que transportava mais de 40 passageiros, capotou em uma ribanceira e só parou em uma área de mata de difícil acesso.
Segundo testemunhas, o ônibus apresentou uma falha mecânica que fez o motorista perder o controle da direção, culminando no trágico acidente. Das vítimas fatais, 22 morreram no local e uma gestante, socorrida ao Hospital Regional da Mata, não resistiu aos ferimentos.
Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e da Prefeitura de União dos Palmares atuaram no resgate das vítimas. Três viaturas e um helicóptero foram utilizados na operação. Os feridos, incluindo crianças e adolescentes, foram levados ao Hospital Regional da Mata, onde estão sendo atendidos.
A Secretaria de Estado da Comunicação informou que 21 leitos de UTI Pediátrica e 3 de UTI Adulto foram mobilizados para o atendimento das vítimas. Até o momento, o estado de saúde dos feridos não foi divulgado.
Foto/ Reprodução redes sociais
O ônibus, cedido pela prefeitura, transportava moradores da região para o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde seria realizado o projeto cultural "Pôr do Sol na Serra", que acontece aos domingos do mês da Consciência Negra.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lamentou o acidente e expressou solidariedade às famílias. Em nota, destacou a importância simbólica da Serra da Barriga e pediu pela rápida recuperação dos feridos.
A Prefeitura de União dos Palmares também se manifestou, afirmando que está mobilizando todos os esforços para socorrer as vítimas e apoiar as famílias neste momento difícil.
Foto/ Reprodução redes sociais
Nota da Ministra Anielle Franco"Quero prestar minha total solidariedade às vítimas e seus familiares do trágico acidente que ocorreu na tarde de hoje na Serra da Barriga, em União dos Palmares. [...] Rogo pela recuperação total das vítimas com a maior brevidade possível."
Nota da Prefeitura de União dos Palmares
"Estamos apurando as circunstâncias do ocorrido. É nosso dever oferecer toda a estrutura do município para socorrer as vítimas e prestar atendimento aos familiares. Neste momento difícil, externamos nossa solidariedade."
As autoridades estão investigando as causas do acidente, incluindo a possível falha mecânica relatada. O local da tragédia, uma ribanceira íngreme e de difícil acesso, tornou o resgate ainda mais difícil.
Foto/ Reprodução redes sociais