Publicidade Davaca novo

35ª Exposição Agropecuária - Ritmo frenético toma conta do parque a poucos dias do evento

O parque não pode ficar abandonado e ser utilizado apenas uma vez por ano para a realização de exposições. Estamos prontos para enfrentar o desafio! Afirma Artur Teixeira presidente da Coopmista.

Por Neuza em 14/10/2017 às 14:48


Shows, Vaquejada, Leilão de animais de corte e de Leite, palestras com renomados profissionais, Concurso do café conilon de qualidade, Mostra dos principais produtos agrícolas e também outras atividades comuns às mais renomadas Exposições Agropecuárias do país estão previstas para acontecer na 35ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas. De acordo com os produtores rurais, o prefeito Temóteo Brito “pegou o boi pelo rabo” e assumiu, juntamente com a Coopmista e a Secretaria de Agricultura, a responsabilidade de resgatar o título de melhor exposição agropecuária do interior da Bahia. Para isso, o parque foi completamente reformado e toda estrutura física e de alimentação dos animais está preparada para o evento, que acontece entre 18 a 22 de outubro.

Apesar da tecnologia que permite a transferência de embriões negociados via internet, fazendo com que os animais de argola sejam cada vez mais raros nas exposições agropecuárias, a 35ª exposição de Teixeira de Freitas já possui centenas de animais de argola confirmados e já preencheu todas as vagas nas argolas dos galpões. Também haverá  concurso do cavalo mangalarga machador.


O evento, apesar de se transformar numa grande festa, é, na verdade, o atrativo de grandes negócios. Assim como no passado, o mesmo Temóteo Brito foi o agente principal da alavancada econômica de Teixeira de Freitas tendo como principal ferramenta o agronegócio, hoje, mais uma vez, pretende resgatar este status para a cidade. Muitos grandes e bons negócios estão previstos para acontecer na 35ª Exposição Agropecuária.

“O Leilão de Corte será de altíssimo nível e o de leite será o melhor do estado da Bahia. Estou falando isso porque sei quais animais estão sendo preparados para este leilão e também sei quem são os criadores, por isso, não tenho dúvida ao fazer esta afirmação”, explicou o secretário de Agricultura da Teixeira, Dori Neves, que também é produtor e coordenador do evento.


Se antes, do nada, quando a cidade ainda era povoado, arrebatou o título de melhor Exposição Agropecuária da região, hoje, Teixeira  e as cidades do Extremo Sul estão entre as mais produtivas do Brasil. Dori  faz alusão à cidade de Itamaraju, que possui o maior rebanho de gado de corte do Estado. Também confirma a participação dos pecuaristas de Nanuque, cidade mineira que possui uma agropecuária tradicional, cujos criadores têm fazendas no Extremo Sul da Bahia.  Se o PIB do agronegócio do Brasil gira em torno de 20%, o de Teixeira de Freitas está em mais de 50%, e é o agronegócio que sustenta o Brasil entre os países emergentes.

De acordo com Dori, o fruto deste grande mutirão entre a prefeitura, os produtores e as entidades de classe resultou em credibilidade, e esta credibilidade está atraindo autoridades políticas, grandes produtores e muitos negócios para o evento. Trata-se do resgate da vocação da Exposição Agropecuária: atrair produtores e proporcionar ‘feedback’ entre eles, disseminar conhecimento  e proporcionar grandes negócios.


Segundo o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Sul da Bahia (Coopmista), Artur Teixeira, a 35ª Expô/Teixeira irá valorizar o agronegócio, ajudando, mais uma vez, a alavancar a região.  Ele ainda afirma que o Parque também será usado para outros  eventos durante todo ano. “Vamos fazer do parque de exposição um centro para eventos do agronegócio, como a festa da melancia, do mamão, feira da agricultura familiar, feira de automóveis, palestras, trazer para o parque a Secretaria de Agricultura e até mesmo a Adab, e outras atividade de lazer e turismo de negócios, que é a nossa grande vocação. O parque não pode ficar abandonado e ser utilizado apenas uma vez por ano para a realização de exposições. Estamos prontos para enfrentar o desafio,” explicou Artur Teixeira.

A festa terá portas abertas, de quarta a sexta-feira, com shows regionais. No sábado, por conta do show Cabaré, a entrada será cobrada.

Na sexta-feira, a partir das 16h, acontece o leilão de leite, que é um leilão de elite, com novilhas prenhas, vacas paridas e tudo de produto de FIV.

No sábado, além do Show Cabaré, haverá leilão de gado de corte e  entrega de medalhas aos pioneiros do parque de exposição, pessoas que, de alguma forma, colaboraram para o sucesso que foi e que novamente irá se tornar as Exposições Agropecuárias de Teixeira de Freitas.

“Queria agradecer muito ao prefeito Temóteo Brito, que está dando 100% de apoio à nossa  Cooperativa, à nossa gestão. Vai ser um grande evento, a região toda está convidada, está muito bem falada a exposição”, enfatizou o presidente da Coopmista.

Fotos; Neuza Brizola

Fonte: Por Foconopoder

Tags:   Teixeira Exposição Agropecuária
publicidade