Com objetivo de fomentar o setor gastronômico de Prado, no Extremo Sul baiano, estimular a venda de produtos, qualificar os empreendedores e destacar o trade turístico, o Sebrae em Teixeira de Freitas, a Prefeitura de Prado e a Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais – APRHOPE, lançaram na quinta-feira (11), a 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural do Prado.
Este evento, que já se consolidou no calendário festivo de Prado, em 2023 propõe o tema “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”. Os estabelecimentos participantes deverão utilizar cores, aromas, texturas e sabores em seus pratos, estimulando, além do paladar, algum dos outros 4 sentidos: tato, olfato, visão e audição. Os estabelecimentos vão concorrer nas categorias: Prato Principal, Petiscos, Pizzas, Oriental, Lanches, Sobremesa e Drinks.
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 18 de junho (Clique Aqui). De junho a setembro, os participantes vão passar por capacitações, mentorias, oficinas e demais atividades propostas pelo Festival.
Em 2022, foram gerados 111 novos postos de trabalho e avaliação positiva de 96% das empresas que, juntas, registraram a venda de 31 mil pratos durante o Festival, gerando um faturamento total de R$ 1,4 milhões. Além da movimentação econômica, o evento destaca a potencialidade turística e cultural que estão agregadas às belezas naturais da região de Prado e seus distritos de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.