A segunda edição do Cine73, festival de cinema dedicado à exibição de filmes regionais e independentes, será realizada de 5 a 7 de novembro em Caraíva, Porto Seguro, Bahia. O evento, voltado à promoção e valorização do cinema regional, oferecerá um espaço para cineastas exibirem seus trabalhos e trocarem experiências com outros profissionais do setor.
As inscrições para curtas-metragens estão abertas e são gratuitas até o dia 11 de outubro. Os interessados podem se inscrever através do Instagram oficial do evento (https://www.instagram.com/festivalcine73) ou pelo formulário (https://abrir.site/festivalcine73). Os filmes selecionados, com até 20 minutos de duração, devem abordar temas como comunidades tradicionais, identidade negra e povos indígenas.
Além das projeções, o festival contará com uma programação diversificada, incluindo uma Masterclass com o diretor, roteirista e pesquisador JV Santos. Santos é responsável pelo premiado curta-metragem "Expresso Parador", vencedor de importantes prêmios, como o de Melhor Filme Nacional pelo júri do FestCurtasBH 2023 e da Mostra Cinema da Gema no Festival Visões Periféricas 2024.
Após cada exibição, debates com cineastas convidados promoverão uma troca de ideias e experiências, permitindo que realizadores e amantes do cinema se conectem e compartilhem seus conhecimentos.
O Cine73 é uma iniciativa da Saruê Cultural, em parceria com o Caraíva Cineclube e o Festival Caju de Leitores. O evento conta com patrocínio do Itaú e é viabilizado através da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura.