O primeiro mandato do Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, está chegando ao fim nesta terça-feira (31) que, a partir de amanhã, inicia seu segundo mandato colecionando ações importantes em diversos setores da administração pública. Uma área, em especial, chama atenção: a cultura, que superou em quatro anos uma defasagem de mais de dez anos, com destaque para:
Implementação de Leis de Emergência Cultural: Aplicação das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, investindo R$ 405 mil em mais de 60 projetos culturais, com assessoria dedicada aos artistas.
Reestruturação Administrativa: Criação de uma Diretoria de Cultura e modernização da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, superando 20 anos de defasagem, o que permitiu reestabelecer o vínculo entre os entes federativos Município/Estado/União na realização de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura local.
Cadastro Cultural e Planejamento: Realização de duas etapas (2020-2022 e 2024-2026) do Cadastro Municipal de Cultura e revisão do calendário cultural, assegurando uma gestão cultural participativa.
Também foram realizadas escutas públicas em 2022, 2023 e 2024 como ações da VI Conferência Municipal de Cultura, ação que não era realizada desde 2010.
Engajamento em Políticas Públicas: Adesão ao Sistema Nacional de Cultura e ao Plano Nacional Aldir Blanc, promovendo formação, oficinas e inclusão de minorias e povos originários.
Valorização de Eventos e Patrimônio: Resgate de grandes festas populares, como São Pedro, São Bernardo, Dia do Evangélico, Festa de Religião de Matriz Africana, Jogos de Verão, Réveillon e Carnaval, incluindo a participação de artistas locais, além do incentivo às manifestações tradicionais como quadrilhas juninas, marujada, mouros e cristãos.
Infraestrutura e Preservação Histórica: Reformas em espaços simbólicos, como a Praça da Caixa D’Água, Calçadão, Praça da Cacimba do Concelho, Praça dos Pescadores (bairro São Pedro). Também inclui às essas ações, a construção dos letreiros turísticos no trevo e na orla marítima e o perdão de dívida (no valor de 37.247,90) da Casa da Cultura, que ainda foi contemplada com a doação e revitalização de um prédio próprio para funcionamento da atividade cultural do município.
Reformulação do Calendário Cultural: Compilação do trabalho de escuta num projeto de lei (a ser votado na Câmara Municipal de Alcobaça), visando o fortalecimento das manifestações culturais do município.
Como pode ser visto acima, pela frente, nos próximos quatro anos, o setor cultural vai contar com novo fôlego, bem mais estruturado e com iniciativas estruturantes para fortalecer a identidade local e a economia criativa local, além de promover inclusão e participação comunitária.
Sob a liderança do Prefeito Zico, Alcobaça vive um novo ciclo de valorização de sua rica herança cultural. Para ele, “esses quatro anos iniciais foram mais desafiadores, sobretudo, porque decorreram do período de recessão da atividade econômica na pandemia e no pós-pandemia, além de outras tantas dificuldades enfrentadas em todo o país, contudo, superadas no município de Alcobaça com trabalho de preservação e investimento no patrimônio público do povo alcobacense”, destacou.