Mais de dois terços dos veredenses acima de 18 anos já receberam a primeira ou dose única de vacina contra a covid-19, conforme a Secretaria Municipal de Saúde do município. O número é resultado de um conjunto de esforços articulados pelo prefeito Manrick Teixeira, sua equipe e população local.
De acordo com levantamento divulgado nesta ultima segunda-feira, 09 de agosto, Vereda já recebeu 5.004 doses dos imunizantes de diferentes fabricantes. Foram 3.265 vacinados com a 1ª dose e 1.548, com a 2ª. Outros 80 munícipes receberam dose única.
Considerando apenas o público adulto, são 70,81% dos cidadãos vacinados com a 1ª ou com dose única e 34,46%, com a 2ª ou dose única. Em ambos os casos, o município está acima da média nacional. Considerando o público geral, o número de vacinados ultrapassa a metade, com um percentual de 54,5% da população.
Qual a responsabilidade da gestão nesses resultados?
Embora possua a segunda menor população da sua região, a área territorial de Vereda se estende por mais de 780 mil quilômetros quadrados, com moradores distribuídos entre a sede, distritos, povoados e zona rural – o que torna o desafio de imunização ainda maior.
O prefeito Manrick se colocou à frente de diversas ações de visitação, oferecendo orientação direta à população, não somente editando decretos com medidas restritivas. E não parou por aí:
- implantou Barreira Informativa na entrada da cidade;
- realizou sanitização em setores de saúde e em locais de grande circulação de pessoas;
- promoveu lavagens das principais ruas e avenidas da cidade;
- fez caminhada de conscientização no comércio local, com entrega de informativos para a comunidade;
- realizou a entrega de kits para açougueiros da cidade com avental, gorro, máscara e dispenser com álcool;
- entre outras ações.
A Vigilância Sanitária, departamento da Administração Municipal, em parceria com a Polícia Militar, também reforçou visitas e inspeções nos distritos e povoados de forma mais intensa nos finais de semana.
Nas ruas, é mantida a circulação de carro de som, reforçando a importância de manter o isolamento durante o período de infecção e distanciamento socialJá a vacinação tem avançado de forma consolidada e organizada na sede, nos povoados e na zona rural. Nesta semana, começa a vacinação de pessoas acima de 30 anos de idade.
“A idade elegível tem descido à medida que o público identificado pelos agentes comunitários de saúde tenha suas doses disponíveis, evitando assim que muitas pessoas não consigam ter acesso a vacinação. Dessa maneira, tem evitado filas e aglomerações durante o momento de vacinação, uma vez que o distanciamento social continua sendo uma das principais medidas de prevenção e controle da covid-19”, diz nota da Saúde.
Conforme dados mais recentes até o fechamento desta edição, Vereda tinha 556 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, com 518 recuperados e 19 óbitos. São 19 positivados em recuperação, com um internado.
"70% dos veredenses adultos vacinados com a 1ª ou com dose única e 34,46%, com a 2ª ou dose única! Ótimas notícias, mas não podemos vacilar! Não atrase ao chegar sua vez, a única escolha é a de qual posto ir. Continuem se cuidando, usando máscara e não esqueçam a 2ª dose!", disse Manrick.