Publicidade Davaca novo

UNEB manterá as atividades suspensas por mais 30 dias

Por Neuza em 20/05/2020 às 11:13

(Foto: Cindi Rios/Divulgação)

A UNEB (Universidade do Estado da Bahia), informou que manterá suspensas as atividades da instituição por mais 30 dias, após decisão tomada pela reitoria, após recomendação da Comissão de continuidade da suspensão das atividades administrativas e acadêmicas, devido ao enfrentamento do novo coronavírus Covid-19.

Segundo o site correio, A reitoria da Universidade comunicou também que as atividades administrativas continuam sendo realizadas por trabalho remoto e que o Conselho Universitário (Consu) já aprovou a constituição de duas Comissões Especiais com a finalidade de elaborar Documentos Referenciais para o desenvolvimento das ações institucionais “no Ensino de Graduação e pós-graduação, na Pesquisa, na Extensão, nas ações afirmativas e na assistência estudantil, em função do estado de calamidade pública decorrente da Pandemia COVID-19” e “referentes à gestão de pessoas e aos procedimentos administrativos no âmbito da Universidade do Estado da Bahia, em função do estado de calamidade pública decorrente da Pandemia COVID-19”.

Em documento, a reitoria informa ainda que a medida leva em consideração que a permanência do cenário pandêmico demanda o emprego contínuo de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à Saúde Pública, a fim de evitar a disseminação da Covid-19, sobretudo mediante conservação de isolamento social como principal instrumento de combate à disseminação da doença.

A Uneb destaca ainda que a decisão de suspender as atividades contribuiu para "a lentificação do surgimento de novos casos, a postergação do pico de contaminação a nível estadual e o consequente achatamento da curva de incidência de infecção pelo novo Coronavírus, o que evitou, até a presente data, o colapso do Sistema de Saúde". Eles ressaltam, no entanto, que, apesar das medidas tomadas, ainda se observa o aumento de novos casos da covid-19, de acordo com os Boletins Epidemiológicos apresentados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sobretudo nos bairros populares de Salvador e nas cidades do interior, particularmente em municípios onde a instituição de ensino superior tem campus universitário instalado.

A medida leva em consideração também o fato da Uneb ser uma instituição multicampi e multiregional, com alta mobilidade dos membros de seus respectivos segmentos. "Muitos estudantes retornaram às suas localidades de origem, buscando assim maior proximidade em relação aos seus familiares – medida que também faz reduzir os custos de permanência nas cidades em que estudam –, e não poderão retornar às atividades acadêmicas por conta das restrições de deslocamento em/entre municípios, impostas por força de decretos municipais e estadual", conclui o documento.

A Uneb possui 29 Departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do estado, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em 23 municípios baianos de porte médio e grande. Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação.

Fonte: Fernanda Silva / Bahiaextremosul

Tags:   Atividades suspensas UNEB Covid-19
publicidade