A Azul Linhas Aéreas encerrou suas atividades em Teixeira de Freitas. O último voo vindo de Belo Horizonte pousou ás 09h30 desta sexta feira (14) no Aeroporto 09 de Maio.
A notícia, segundo Camila França, gerente de operações do aeroporto já era aguardada pelos funcionários. Segundo Camila, a empresa alegou que encerrou as atividades em Teixeira de Freitas devido a falta de alguns equipamentos de navegação no 09 de Maio e a falta de pessoal de apoio, muitos foram contaminados com a Covid 19 e a Chikungunya.
O aviso do final das operações da Azul em Teixeira de Freitas já vinha circulando desde o final do ano passado. Em novembro, a empresa informou que o fim das operações seria a falta de infraestrutura no aeroporto que não disponibilizava dois importantes instrumentos de auxílio à navegação aérea, que não comprometem a segurança do voo mas podia impactar a operação em caso de mau tempo: o IFR-IMC, procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas; e o PAPI, sistema de luzes que provê auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.
Na época a Azul informou que os instrumentos são essências principalmente quando as condições meteorológicas adversas são registradas na cidade, como aconteceu no final do ano passado. Ainda segundo a empresa, a decisão de suspender a venda de voos é uma maneira de a empresa solicitar as autoridades locais e à administração aeroportuária a adequação e certificação do aeroporto junto à Anac, possibilitando a manutenção das operações na cidade”, explicou a companhia.
Na manhã desta sexta-feira, 14 de janeiro, estivemos no aeroporto e conversamos com Camila, ela disse que, a suspensão das atividades da Azul em Teixeira de Freitas, ela acredita que não foi por falta de clientes e nem por falta de chuva, “ano passado foram 300 voos, apenas 22 foram cancelados, ou seja, apenas 07%, isso é o mínimo, então, na minha opinião, essa decisão da Azul, é questão política”, disse Camila,
Camila também informou que esteve em reunião com o prefeito Marcelo Belitardo, e, mesmo a responsabilidade não sendo do município e sim, do governo do estado, o prefeito disse que já estava tentando adquirir os equipamentos junto ao Ministro Tarcísio Gomes Freitas, mais infelizmente isso demanda tempo. A gerente disse que não acredita que a Azul volte a fazer pouso no 09 de maio em pouco tempo.
Em abril do ano passado, em reunião com seu secretariado para debater o assunto do aeroporto, o prefeito explicou que já existiam problemas no aeroporto desde a gestão passada, mas estes não foram resolvidos e nenhuma providência foi tomada por parte do poder público.
“Tomei ciência dessa situação no fim da semana passada e imediatamente comecei a conversar com minha equipe sobre o que poderia ser feito. A população pode ter certeza de que atuaremos de forma intensa, dentro de nossas possibilidades, para tentar evitar o fechamento do Aeroporto”, pontuou dr. Marcelo Belitardo.
Camila explicou que as passagens compradas antecipadamente foram canceladas e a empresa disponibilizou um 0800 para resolver os problemas com os clientes.
Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito de Teixeira de Freitas Dr. Marcelo Belitardo participou de reunião para tratar sobre a questão do Aeroporto de Teixeira de Freitas. A diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo Maxsoely Brito participou do momento para apresentar ao prefeito as possibilidades de ação da secretaria em relação ao tema.
O prefeito explicou que já existiam problemas no aeroporto desde a gestão passada, mas estes não foram resolvidos e nenhuma providência foi tomada por parte do poder público.
“Tomei ciência dessa situação no fim da semana passada e imediatamente comecei a conversar com minha equipe sobre o que poderia ser feito. A população pode ter certeza de que atuaremos de forma intensa, dentro de nossas possibilidades, para tentar evitar o fechamento do Aeroporto”, pontuou dr. Marcelo Belitardo, na época.