Publicidade Davaca novo

Tentativa de invasão de terra termina com mais uma pessoa morta no Prado

Por Neuza em 06/04/2025 às 10:22

Tentativa de invasão de terra termina com mais uma pessoa morta no Prado

Foto Ilustratva: Thiago Gomes/Agência Pará

Na madrugada deste sábado (05), um grupo que se autodenomina indígena invadiu a Fazenda Jupara Grande, localizada no interior do município de Prado (BA), nas proximidades do distrito de Cumuruxatiba. A invasão ocorreu de forma repentina e resultou em uma troca de tiros com os moradores da propriedade rural, que acabaram sendo expulsos do local à força.

Durante o confronto, um dos invasores — identificado como Celestino Lima Filho, de 50 anos — foi baleado. Ainda não há confirmação oficial se Celestino pertencia a alguma etnia indígena da região. Ele foi socorrido inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da sede de Prado, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas. Apesar dos esforços médicos e de ter passado por cirurgia, ele não resistiu e morreu no final da noite do mesmo dia.

A morte foi comunicada à Delegacia Regional, sob responsabilidade do delegado de plantão, Dr. Gilmar Prates, que acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para remoção do corpo e realização de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. O corpo deverá ser liberado neste domingo (06) para os procedimentos fúnebres por parte da família.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Prado e será investigado pela Força-Tarefa designada para lidar com os conflitos fundiários entre indígenas e produtores rurais na região. Segundo informações preliminares, há suspeitas de que criminosos estejam oferecendo apoio logístico a essas invasões, possibilitando que os invasores se apossem das propriedades.

Moradores da fazenda relataram que, no momento da invasão, precisaram fugir para uma área de vegetação para se proteger, abandonando todos os pertences e a própria terra.

Ainda no sábado, o delegado responsável pela força-tarefa, Dr. Willian Pereira, esteve na Fazenda Jupara Grande acompanhado por uma equipe do DPT para realizar os primeiros levantamentos. No local, encontraram um grupo que se identificava como indígena e apreenderam uma arma de fogo tipo pistola. Um inquérito policial foi instaurado para apurar tanto a invasão quanto a morte do suposto invasor.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Conflitos de terras Prado
publicidade