No seu último dia de trabalho do tenente Garcia, o major Neto, comandante da 87ª CIPM, reuniu um grupo de policiais para agradecer a atuação do oficial na unidade.
Após 34 anos e 5 meses de relevantes serviços prestados à segurança pública, o tenente Arilson Fraga Garcia passou, com méritos, para a reserva remunerada da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A trajetória profissional do oficial é marcada por compromisso e muita responsabilidade no desempenho das mais diversas funções, sempre pautado pelos valores da ética, do dever e da responsabilidade com a sociedade baiana.
Natural de uma geração que conheceu a Polícia Militar em tempos de grande transformação institucional, Garcia ingressou na corporação em 18 de fevereiro de 1991, formando-se no então 13º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Teixeira de Freitas. Desde então, desempenhou um trabalho exemplar por onde passou, consolidando-se como referência técnica e profissional.
Familiares do tenente Garcia, durante o café da manhã, no seu último dia de trabalho.
Sua carreira foi construída com base em experiências sólidas em setores estratégicos. Iniciou como auxiliar na 1ª Companhia do 13º BPM, passando pelo setor de inteligência da unidade. Atuou na 5ª Companhia Especial, na Central de Rádio e na custódia de presos na o que é hoje a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. Posteriormente, integrou o efetivo do Conjunto Penal da cidade, onde atuou por dois anos.
De volta ao 13º BPM, dedicou-se ao setor de planejamento, área na qual demonstrou grande habilidade técnica e capacidade de organização. Também serviu na CAEMA, atual CIPE/Mata Atlântica por três anos, experiência que contribuiu para sua atuação posterior no 8º Batalhão, em Porto Seguro, novamente no setor de inteligência.
Em 2021, retornou a Teixeira de Freitas, sendo lotado na 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), onde permaneceu até sua passagem para a reserva, exercendo suas funções na Seção de Planejamento Operacional (SPO), sempre com espírito colaborativo e profundo senso de missão.
No último dia de trabalho do tenente Garcia, o major Neto, comandante da 87ª CIPM, juntamente com a sua esposa, major Kelly, e o cabo Resende, participou de um café da manhã na residência do oficial
Além da sólida experiência prática, o tenente Garcia é técnico em Contabilidade, tecnólogo em Administração e bacharel em Direito, evidenciando o compromisso com a formação contínua. Em sua jornada na PMBA, foi promovido a cabo em 2013, no mesmo ano concluiu o curso de sargento. Em 2020, foi promovido a subtenente e, em janeiro de 2022, alcançou o posto de tenente da corporação.
Para o major Neto, comandante da 87ª CIPM, a trajetória do tenente Garcia é símbolo de comprometimento com os princípios da corporação e do serviço público.
“Garcia honra a história da Polícia Militar da Bahia com sua postura íntegra, sua dedicação e sua capacidade técnica. Sua atuação na área de planejamento contribuiu de forma expressiva para a eficiência das ações da nossa companhia. Ao homenagear Garcia, estendo meu reconhecimento a todos os homens e mulheres que, como ele, entregam o melhor de si todos os dias, muitas vezes em silêncio, mas sempre com coragem e dignidade. A reserva dele não é um fim, mas o início de uma nova fase para alguém que fez da sua vida um verdadeiro serviço à coletividade”, disse o major.