Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi preso em flagrante por importunação sexual na Rodoviária de Itaberaba, no centro da cidade, na madrugada desta sexta-feira (27/09/2025). O acusado, identificado como Enio Alcântara Diz, 46 anos, teria exibido seus órgãos genitais e se esfregado nas pernas da vítima, Paloma de Souza Flor, 22 anos, durante uma viagem de ônibus.
O caso foi registrado por volta das 4h59 da manhã, na Avenida Lauro Farani de Freitas, após o ônibus da viação Cidade Sol, que fazia a linha Feira de Santana-Itaberaba, chegar ao destino.
A situação veio à tona graças à intervenção de um policial militar, o Soldado PM Miller Machado Santos, lotado na 42ª CIPM/Lençóis, que estava de folga e embarcou no mesmo ônibus em Ipirá.
Segundo o relato policial, o tenente-coronel Enio Alcântara Diz embarcou em Ipirá e sentou-se ao lado da vítima. Na altura do distrito de Santa Quitéria, a jovem Paloma de Souza Flor, moradora de Iaçu, teria gritado ao despertar e flagrar o passageiro ao seu lado exibindo os órgãos genitais e esfregando-se em suas pernas.
O Sd PM Miller realizou o primeiro contato com a vítima, mas optou por não abordar o acusado imediatamente, esperando a chegada à Rodoviária de Itaberaba para garantir a segurança e o devido procedimento legal. Ao chegar, ele contatou o CICOM (Centro Integrado de Comunicação) e a equipe do 1º Pelotão de Itaberaba foi imediatamente deslocada para o local.
No momento da chegada da guarnição, a vítima Paloma de Souza Flor confirmou os fatos, dando detalhes sobre a importunação. Foi neste momento que os policiais foram informados de que o acusado era um Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros.
Diante da patente do envolvido, a Polícia Militar acionou o coordenador de área, que se fez presente com uma guarnição do Corpo de Bombeiros, sob o comando do Subtenente BM Rebouças, chefe de operações. As equipes entraram em contato com seus respectivos superiores para informar e tomar as medidas cabíveis.
De acordo com a ocorrência, o Tenente-Coronel Enio Alcântara Diz decidiu seguir para a Delegacia de Polícia Civil "por livre e espontânea vontade", onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante (APFD) sob o número 740644.
O caso será investigado pela Polícia Civil e também deve ser apurado internamente pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O crime de Importunação Sexual (Lei nº 13.718/2018) prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos.