Está sendo construído no bairro Bela Vista em Teixeira de Freitas, uma clínica para atendimentos de hemodiálise e diálise peritoneal.
A Unidade é fruto de um projeto criado em 2009 pelo nefrogista Evan Pereira Barreto. No ano passado, em parceria com a Secretaria de Saúde do município e a inclusão de alguns médicos na sociedade, sendo uma nefrologista Dra. Ludmila, a clínica saiu do papel e já está em fase de construção.
Denominada Saúde Renal, a clínica irá oferecer tratamento de Diálise peritoneal e Hemodiálise para pacientes crônicos que necessitam do serviço pelo menos três vezes por semana. Os pacientes que realizam o tratamento em cidades vizinhas também poderão fazer, na clínica, que terá o convênio com o SUS.
Segundo o doutor Evan Barreto, a clínica é de grande porte, com 33 pontos de diálise, que irá suportar até 200 pacientes dialisando, além de salas para atender pacientes graves, dialise peritoneal e toda uma estrutura de psicólogos, terapeutas, assistente social, enfermeiros e médicos.
Ainda de acordo com o doutor Evan, serão feitos convênios com municípios vizinhos que tiverem interesse em transferir os pacientes para Teixeira de Freitas.
A Saúde Renal fica localizada na Rua Itália, 245, Bairro: Bela vista, atrás do Colégio da Polícia Militar.
Hospital Municipal
Foi implantado, no início desse ano, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, o procedimento de hemodiálise e dialise peritoneal na UTI. Agora os pacientes que estiverem internados no Hospital e que necessitarem realizar sessões de diálise não precisarão ser transferidos para outra unidade, para realização deste procedimento.
O secretário de saúde, Eujácio Dantas, disse que com esse novo procedimento no Hospital, os pacientes de UTI que precisam desse tratamento, têm uma melhor condição, e não mais precisam viajar em buscar do serviço.
A estrutura atende um paciente por vez, podendo atender até cinco vezes a quantidade de pacientes. De acordo com o secretário de saúde, o custo de manutenção varia conforme a demanda de atendimentos e a verba será do próprio SUS.
Eujácio falou ainda dos avanços realizados no HMTF, no qual receberam investimentos em equipamentos de última geração a serviço da população. "Nossa meta agora é investir na parte física, melhorar a estrutura do Hospital, pois de equipamentos já estamos bem servidos”, comentou o secretário.
O que é Hemodiálise?
A hemodiálise surge como uma opção de tratamento quando os rins deixam de funcionar, e permite remover as toxinas e o excesso de água do organismo. A máquina bombeia o seu sangue, através das linhas, até ao dialisador. Os produtos tóxicos e a água em excesso do organismo são filtrados pelo dialisador e o "sangue limpo” regressa novamente ao seu organismo.
O médico nefrologista irá definir o programa de hemodiálise, que normalmente o tratamento realiza-se 3 vezes por semana em dias alternados. Cada sessão tem uma duração média de 4 horas.
UPA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está com as obras em andamento, a unidade está prevista para funcionamento em julho desse ano.
"Com o UPA funcionando, irá desafogar o hospital e eliminar as filas de pacientes nos corredores, pois a pequena e média urgência estará sendo realizada na UPA”, disse Eujácio.