Atendendo o desejo dos artesãos da cidade, a prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com o SEBRAE, inauguraram na tarde desta sexta feira, na Praça Hilton Chicon próximo ao Shopping Teixeira mal o "Teixeira Criativa, Arte na Praça”, um espaço aonde os artesãos vão poder expor e negociar suas mercadorias.
A praça que ficou conhecida por ter feito o primeiro Natal de luzes de Teixeira, está sendo usado para que os artesãos que antes não tinha um lugar definido para vender seus produtos, possam desfrutar do espaço e da estrutura para expor e vender suas artes. As casas de madeira feitas para o Natal, agora se transformou na "Casa do artesão” e em lojinhas que podem ser visitadas todo final de semana de á noite e durante a semana durante o dia.
Maria Inês, muito feliz por ter um lugar aonde pode expor sua mercadoria, falou que, o local foi uma ideia maravilhosa porque abriu espaço para os artesãos da cidade " antes não tínhamos aonde expor nosso trabalho, pagar aluguel é impossível devido ao preço dos alugueis, agora temos um espaço amplo, aonde todo mundo que faz artesanato pode expor aqui” disse.
Gedemácio, Ramiro Guedes (diretor de cultura) e Alex Brito.
"Maravilhoso, é um sonho realizado” é com essa expressão que a artesã de produtos de E.V. em terceira dimensão, Jaqueline de Souza Batista, fala do espaço que agora elas podem chamar de seu. Segundo Jaqueline, o espaço é uma forma de o artesão ter seu trabalho conhecido. Esse também é o pensamento de Luzilene Macari, artesã debordados com fitas.
Meire Brito, é uma das coordenadoras do projeto e artesã. Ela disse que junto com Luciane de Castro, outra coordenadora do projeto e com o apoio da Prefeitura e da Secretária de Indústria e Comércio, Sebrae e Casa da Cultura, o projeto foi desenvolvido para dar apoio aos artesãos de Teixeira, e vai funcionar durante a semana de 8ás 18 horas, e qualquer artesão que queira expor seus produtos precisa pagar uma taxa de manutenção da casa e a quantidade máxima é de 20 peças por artesão.
O projeto das cazinhas, segundo Meire, é para as 28 pessoas que formaram o projeto, mais qualquer artesão da cidade que queira expor seus produtos pode procurar a coordenação do projeto na Secretária de Industria e Comércio, pagar a taxa e participar.
Alex Brito, coordenador do Sebrae, disse que o projeto é muito interessante porque se trabalha as famílias, ajudando na economia e usando a criatividade, criando um novo espaço para onde as famílias possam ir. A prefeitura cuida a estrutura e embelezamento do espaço e o Sebrae com a capacitação. Outra novidade este ano, segundo Alex é a montagem da "Cozinha Show” que faz parte do Festival Gastronômico "Sabores de Teixeira”, já nesta segunda feira.
Gedemâcio Guimarães, secretário de Indústria e comércio, falou que o projeto visa a ajudar os artesãos a melhorar sua fonte de renda, contribuindo para a economia das famílias. Quanto ao projeto Festival Gastronômico que entra na sua 2ª edição, a montagem da cozinha na Praça contribui também para incrementar a gastronomia e atrair as famílias para conhecer o espaço.
Trinta e dois restaurantes vão participar do "Sabores de Teixeira” e durante toda a semana as pessoas que forem a Praça vão poder conhecer o artesanato local e degustar os pratos que serão elaborados na cozinha montada na Praça durante a semana e em dois sábados consecutivos a cozinha vai funcionar no mercado Municipal.