A manhã deste sábado (28) foi de comemoração para a rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas. Os professores alfabetizadores expuseram, na Praça da Bíblia, o resultado de seus trabalhos pelo curso de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), eixo Matemática. O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos no intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, o que representa o final do 3º ano do ensino fundamental.
Compareceram ao evento o prefeito, doutor João Bosco, o secretário Municipal de Educação Ariosvaldo Alves, o "Ari”, a diretora pedagógica Eliene, coordenadores de educação, professores e populares, além do secretário Municipal de Administração Antônio Bodeiro e os vereadores Erlita e Milton Resende. O Departamento de Cultura do Município também marcou presença por meio do do grupo de balé da professora Nadja e da música de Daniel Batista. Estudantes do Ceteps auxiliaram nos serviços de saúde e o CEREST prestou esclarecimentos acerca da saúde do trabalhador.
Nos estandes os educadores mostraram formas criativas de abordar a matemática nos segmentos Geometria, Grandezas e Medidas, Números e Educação estatística. Cores, formas e metodologias se misturaram numa alegre demonstração de que a matemática pode [e deve] ser divertida. Durante as falas, as professoras alfabetizadoras Elaine Lima e Maria Inês Rodrigues abordaram a importância dos cursos de formação, tanto para os profissionais quanto para os alunos, o que foi fortalecido no pronunciamento da orientadora de estudos Lenilda Bahia. A coordenadora local do PNAIC Jadna Afonso apresentou números do Pacto no município que alcançou 194 alfabetizadores e 4423 estudantes. Ao destacar a importância do Pacto como propulsor e instrumento da qualidade educacional Jadna foi bastante aplaudida.
O secretário Ari fez questão de agradecer o engajamento dos profissionais o que "reflete numa educação melhor em sala de aula”, afirmou. O prefeito João Bosco também mencionou o empenho dos professores, elogiou a criatividade exposta nos estandes e colocou-se à disposição para agregar valor nas ações de fortalecimento da educação "que deve ser respeitada e agregada ao contexto social e cultural, para melhoria da identidade e autoestima de quem ensina e de quem aprende”, mencionou ele ao exemplificar com a situação atual das escolas do campo, que tiveram crescimento no número de estudantes.
Descrevendo o PNAIC e o próprio evento de finalização do curso eixo matemática, a coordenadora Jadna usou as palavras de César Coll: "Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende”.
Imagens: https://www.flickr.com/photos/pmtf-oficial/sets/72157651651389951/