O Governo Municipal de Teixeira de Freitas iniciou, há dois meses, um projeto inovador: o Teixeira Criativa – Arte na Praça. Aos fins de semana, artistas enchem a praça Hilton Chicon com produtos artesanais, música, dança e outras manifestações culturais. Ainda recente, o projeto tem tido sucesso e os artesãos já anunciam novidades para os clientes e amantes da arte.
O Teixeira Criativa, além de um espaço multicultural, preparado para evidenciar a riqueza teixeirense, atua junto aos artesãos auxiliando-os quanto à formalização e capacitação para gestão. Neste processo, a parceria é com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Paulo Sérgio, artesão e expositor, está no ramo há pouco mais de dois anos, é formalizado e segundo ele "o projeto está auxiliando na divulgação do nosso trabalho, muitos aqui eram anônimos e agora estamos sendo reconhecidos por aquilo que produzimos”.
Desde o seu início, o projeto já fez circular mais de R$ 5 mil em vendas de produtos artesanais. A Arte na Praça possui duas atrações principais: a Casa do Artesão, que abre diariamente em horário comercial, e a Feira Criativa, que funciona aos fins de semana e na durante eventos. Além das vendas dos produtos expostos, os mais de trinta artesãos integrados ao projeto recebem encomendas, customizando sua arte ao gosto do cliente. "Investir no potencial das pessoas, transferir conhecimento; esta é a melhor maneira de se distribuir oportunidades, renda e aumentar autoestima das pessoas”, avaliou o prefeito João Bosco.
A diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio Maxosely Brito explica que o "Teixeira Criativa visa valorizar o artesanato local, promover esses empreendedores, e também fazer da praça um centro de cultura e artesanato”, para isso, ela destacou que o espaço é aberto a grupos culturais, artistas, ONGs e demais interessados em expor o seu talento. O incremento ao projeto foi feito, por exemplo, por meio, da comemoração do Dia do Idoso, Dia das Crianças e, na última quarta-feira (05), foi a vez do Dia da Cultura, eventos promovidos pelo Governo Municipal que levou outras formas de manifestações culturais para a Hilton Chicon.
"Eu sou capaz, eu vou fazer e vai dar certo, eu comecei a ser reconhecida e no primeiro dia já recebi encomenda”, comentou a artesã Eudna Nascimento que está participando da Feira há duas semanas. Segundo ela a divulgação do trabalho está sendo um dos aspectos positivos do Projeto e, principalmente, o fato de ter aflorado o seu espírito empreendedor. Eudna foi uma das convidadas da lista de espera, aguardou com ansiedade a sua vez e para ela valeu à pena. "Na primeira semana a minha família toda já ficou feliz por mim, eu já tive novas ideias, o projeto me despertou a divulgar o trabalho nas redes sociais, as pessoas já estão me ligando, eu só tenho que agradecer a oportunidade”, comentou.
A iniciativa do Governo Municipal é única, inédita e está abrindo novos caminhos aos empreendedores. Todos os artesãos são cadastrados na Prefeitura e ao participar do projeto assinam contrato e termo de compromisso. Com o apoio do Sebrae eles já participaram de uma oficina sobre a disposição dos produtos e arrumação de vitrines com o consultor Rodrigo Lyra. Agora, o próximo passo que está sendo dado é o melhoramento das vendas com a implementação do Cartão de Crédito, graças ao apoio com a Caixa Econômica Federal. A Prefeitura de Teixeira de Freitas está trabalhando para a valorização da riqueza local, está apoiando os empreendedores e abriu à comunidade um novo espaço para o lazer e cultura. Como destacou a artesã Eudna, "esse Projeto veio para mudar, e mudou tudo para melhor, eu sei que sou capaz e podemos ir muito mais além”.