
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com as inscrições abertas, até o dia 17 de fevereiro, para o processo seletivo da 18ª turma do Programa Formare, em Mucuri (BA). Desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare é uma iniciativa que oferece educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco na preparação para o mercado de trabalho.
O programa vai ofertar gratuitamente o curso de Operador(a) de Processo de Produção. Para participar, os(as) interessados(as) precisam ter idade entre 18 (completo até 16 de março de 2026) e 22 anos; Ensino Médio concluído em escola pública; renda familiar de até R$ 665 por pessoa; morar em Mucuri, Posto da Mata, Itabatã ou Teixeira de Freitas, e ter disponibilidade para aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Há vagas destinadas também para pessoas com deficiência (PcD), nesse caso não há limite de idade.
"A Suzano tem o compromisso de reduzir desigualdades sociais nas regiões onde atua e esta iniciativa, que visa preparar jovens para o mercado de trabalho justamente quando estão iniciando a vida adulta, é essencial para esta transformação social que acreditamos ser possível", afirma Thiago Tavares, Gerente de Gente & Gestão na Suzano.
Entre os benefícios oferecidos pelo programa, estão a capacitação profissional gratuita com aulas teóricas e práticas; material escolar e uniforme; alimentação e transporte; seguro de vida; plano de saúde; sala de aula em ambiente da empresa e certificado. As aulas são ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da companhia, capacitados(as) pela Fundação Iochpe.
Exemplo de sucesso

Há oito anos na Suzano, a engenheira de Meio Ambiente Sênior, Larissa Krull da Silva, iniciou a vida profissional por meio do Programa Formare. "Comecei minha carreira logo após concluir o Ensino Médio, tendo o Formare como a grande porta de entrada para o mercado de trabalho, o que mudou completamente o curso da minha vida", conta ela, que participou do programa entre 2016 e 2017, e foi efetivada na empresa em 2018.
"Foi através do Formare que descobri minhas primeiras habilidades profissionais e tive a oportunidade de ingressar na Suzano, o que me impulsionou ao aprendizado e ao desenvolvimento. Após o ingresso no programa, iniciei meu curso técnico, avancei para a graduação e, depois, para a especialização. Cada etapa da minha formação e trajetória nasceu, de alguma forma, da base sólida que construí dentro do programa", ressalta.
Para Larissa, o que torna o programa tão especial não é apenas o conhecimento técnico que oferece, mas a forma como desperta confiança, propósito e visão de futuro nos jovens. "O Formare mostra que talento não tem ponto de partida perfeito, ele nasce quando oportunidade e dedicação se encontram. É exatamente isso que ele proporciona: a chance real de acreditar em si mesmo e construir um caminho que, muitas vezes, parecia distante demais".
O Formare é desenvolvido desde 2005 pela Suzano em várias regiões de atuação da empresa no Brasil, e já levou centenas de jovens ao mercado de trabalho, muitos deles contratados como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes.
SERVIÇO
Programa Formare
Curso: Operador(a) de Processo de Produção (gratuito)
Inscrições: Até 17 de fevereiro no link https://suzano.gupy.io/jobs/10754817?jobBoardSource=gupy_public_page
Local das aulas: Suzano Unidade Mucuri (BA)
