Publicidade Davaca novo

Suzano seleciona jovens do Extremo Sul da Bahia para programa gratuito de qualificação

Inscrições para o processo seletivo acontecem até 17 de fevereiro pela internet

Por Neuza em 09/02/2026 às 13:58

Suzano seleciona jovens do Extremo Sul da Bahia para programa gratuito de qualificação

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com as inscrições abertas, até o dia 17 de fevereiro, para o processo seletivo da 18ª turma do Programa Formare, em Mucuri (BA). Desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare é uma iniciativa que oferece educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco na preparação para o mercado de trabalho.

O programa vai ofertar gratuitamente o curso de Operador(a) de Processo de Produção. Para participar, os(as) interessados(as) precisam ter idade entre 18 (completo até 16 de março de 2026) e 22 anos; Ensino Médio concluído em escola pública; renda familiar de até R$ 665 por pessoa; morar em Mucuri, Posto da Mata, Itabatã ou Teixeira de Freitas, e ter disponibilidade para aulas presenciais de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Há vagas destinadas também para pessoas com deficiência (PcD), nesse caso não há limite de idade.

"A Suzano tem o compromisso de reduzir desigualdades sociais nas regiões onde atua e esta iniciativa, que visa preparar jovens para o mercado de trabalho justamente quando estão iniciando a vida adulta, é essencial para esta transformação social que acreditamos ser possível", afirma Thiago Tavares, Gerente de Gente & Gestão na Suzano.

Entre os benefícios oferecidos pelo programa, estão a capacitação profissional gratuita com aulas teóricas e práticas; material escolar e uniforme; alimentação e transporte; seguro de vida; plano de saúde; sala de aula em ambiente da empresa e certificado. As aulas são ministradas por colaboradores(as) voluntários(as) da companhia, capacitados(as) pela Fundação Iochpe.

Exemplo de sucesso

Suzano seleciona jovens do Extremo Sul da Bahia para programa gratuito de qualificação

Há oito anos na Suzano, a engenheira de Meio Ambiente Sênior, Larissa Krull da Silva, iniciou a vida profissional por meio do Programa Formare. "Comecei minha carreira logo após concluir o Ensino Médio, tendo o Formare como a grande porta de entrada para o mercado de trabalho, o que mudou completamente o curso da minha vida", conta ela, que participou do programa entre 2016 e 2017, e foi efetivada na empresa em 2018.

"Foi através do Formare que descobri minhas primeiras habilidades profissionais e tive a oportunidade de ingressar na Suzano, o que me impulsionou ao aprendizado e ao desenvolvimento. Após o ingresso no programa, iniciei meu curso técnico, avancei para a graduação e, depois, para a especialização. Cada etapa da minha formação e trajetória nasceu, de alguma forma, da base sólida que construí dentro do programa", ressalta.

Para Larissa, o que torna o programa tão especial não é apenas o conhecimento técnico que oferece, mas a forma como desperta confiança, propósito e visão de futuro nos jovens. "O Formare mostra que talento não tem ponto de partida perfeito, ele nasce quando oportunidade e dedicação se encontram. É exatamente isso que ele proporciona: a chance real de acreditar em si mesmo e construir um caminho que, muitas vezes, parecia distante demais".

O Formare é desenvolvido desde 2005 pela Suzano em várias regiões de atuação da empresa no Brasil, e já levou centenas de jovens ao mercado de trabalho, muitos deles contratados como colaboradores(as) próprios, prestadores(as) de serviço, estagiários(as) ou aprendizes.

SERVIÇO

Programa Formare

Curso: Operador(a) de Processo de Produção (gratuito)
Inscrições: Até 17 de fevereiro no link  https://suzano.gupy.io/jobs/10754817?jobBoardSource=gupy_public_page 
Local das aulas: Suzano Unidade Mucuri (BA)

Fonte: Bahiaextremosul/P6 Comunicação

Tags:   Programa Formare Mucuri Suzano
publicidade