
Por volta das 15h30 desta terça-feira (17), a Polícia Civil da Bahia, através da equipe do GATTI-EXTREMO SUL, deu cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva, expedido pela 1ª Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Teixeira de Freitas, em desfavor de Gustavo Henrique de Jesus Ribeiro, vulgo “Pocoiô”, acusado de envolvimento no homicídio de Felipe Alves Santos, conhecido como “Formiguinha”, ocorrido em 03 de setembro de 2025, por volta das 23h, nas proximidades do Hospital Regional de Teixeira de Freitas.
Durante a diligência para prendê-lo, ao avistar a equipe policial, o investigado empreendeu fuga, pulando muros de residências vizinhas. Após acompanhamento, foi alcançado e detido. Em razão das quedas e obstáculos enfrentados, Gustavo Henrique sofreu escoriações nos joelhos, braços e tronco.

No momento da prisão, foi apreendido em poder do conduzido um aparelho celular da marca Redmi/Xiaomi A3, cor preta, que será submetido à análise pericial.
Diligências complementares
Após o cumprimento do mandado, a equipe realizou buscas em possíveis endereços de outros investigados relacionados ao mesmo crime, porém, até o momento, as diligências não lograram êxito em localizá-los.
Entenda o caso
A Polícia Civil já havia identificado outros envolvidos no homicídio que vitimou Felipe Alves Santos, ocorrido em 03/09/2025, logo após a saída da vítima da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde ele havia sido autuado por porte ilegal de arma de fogo e liberada após pagamento de fiança.

Imagens de câmeras de segurança e laudos periciais apontam que, ao deixar a unidade policial, Felipe passou a ser seguido por um veículo VW Polo prata, que o interceptou nas proximidades do Hospital Regional. Os executores desceram do carro e dispararam aproximadamente 30 tiros contra a vítima, que ainda tentou fugir, mas foi alcançada e morta.
As investigações apontam que o crime está relacionado a conflitos no tráfico de drogas local, e os envolvidos seriam membros de um mesmo grupo criminoso, liderado por Davi Ferreira dos Santos (Davi das Casinhas ou Tartaruga) apontado como mandante do homicídio.
Além de Gustavo Henrique ("Pocoiô"), também foram identificados como partícipes do crime os investigados:
• Davi Ferreira dos Santos, vulgo “Tartaruga” ou “Davi das Casinhas”
• Carlos Henrique Rodrigues Pereira, vulgo “Secura”
• Erick Lima Pestana, vulgo “Félix”

Ao menos mais um partícipe da ação criminosa ainda não foi qualificado, mas investigações continuam para identificá-lo. O veículo utilizado no crime já havia sido utilizado em outras ações criminosas do grupo, incluindo homicídios recentes na cidade de Teixeira de Freitas.
Com base nas provas reunidas, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva dos quatro investigados já identificados, medida esta que foi deferida pelo Poder Judiciário. Após a prisão de Pocoiô e da realização sem êxito de diligências para prender os outros três suspeitos que são criminosos contumazes e já bastante conhecidos pelas forças policiais da região, já que eles também estão com prisão preventiva decretada .A Polícia Civil solicita que qualquer informação sobre os três foragidos seja denunciada através do DISQUE 181, o sigilo é garantido.
