No domingo, 9 de julho, durante a noite, policiais da RONDESP/ES (Extremo Sul) receberam informações por meio do número de "Disk Denúncia" da unidade especializada em rondas da polícia. Segundo as informações, um suspeito de nome "Iago", envolvido em vários homicídios na cidade de Teixeira de Freitas, estava em um veículo GM/Corsa Sedan branco, com placa NTJ 9B59. O veículo teria sido utilizado no último homicídio ocorrido na cidade, na quinta-feira (6), no bairro Santa Rita, onde a vítima foi "Adriano Samir de Souza Santos". O suspeito acabara de chegar a uma residência na Rua Ítalo Aurélio, no bairro São Lourenço, ostentando visivelmente uma arma de fogo tipo pistola na cintura, e entrou no imóvel.
Os policiais, munidos das informações, foram verificar o endereço informado. Ao chegarem e se organizarem taticamente para averiguar as informações, o suspeito percebeu a presença dos militares e começou a disparar contra eles. Os policiais revidaram a injusta agressão. Após o cessar-fogo, os policiais encontraram o suspeito caído no chão, com uma pistola modelo TP9 de calibre .9mm, ainda com munição. Nesse momento, foi prestado socorro ao suspeito para a unidade hospitalar HMTF, onde foi confirmado o óbito.
Os policiais apresentaram a ocorrência de Auto de Resistência com resultado de morte na delegacia territorial, representando a resposta à agressão injusta sofrida por suas vidas e pelo Estado, representado por eles naquele momento. O delegado de plantão, Dr. Charlton Bortolini, recebeu a arma apreendida com o suspeito, uma touca tipo balaclava de cor preta e o veículo mencionado anteriormente.
O delegado realizou os procedimentos legais e solicitou ao Departamento de Polícia Técnica - DPT a remoção do corpo do suspeito, que, permane sem identificação no Instituto Médico Legal (IML), aguardando a chegada de familiares para identificação.