O militar, que trabalha na 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto, estava deslocando para a cidade de Teixeira de Freitas, onde mora no bairro Teixeirinha. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado inconsciente para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.
Segundo o capitão José Roberto dos Santos, que juntamente com o sargento Geraldo Rocha Malta e outros militares acompanham o subtenente no hospital, o estado de saúde dele é grave. Ele está em coma; teve múltiplas fraturas no fêmur e traumatismo craniano.
De acordo com o sargento Malta "os médicos disseram que o subtenente está reagindo bem e a suspeita de hemorragia no cérebro e no abdômen foi descartada”.
O presidente da APRATEF (Associação dos Praças Policiais Militares do Extremo Sul da Bahia) Clerisvaldo Macedo, está no Hospital de Teixeira de Freitas acompanhando o atendimento ao subtenente Manoel Messias. "Lamentamos o ocorrido com o nosso colega e não mediremos esforços para ajudar no que for necessário. Pedimos aos colegas milicianos muita oração nesse momento”, disse Macedo.