Aconteceu na Praia do Grauça nesta quarta-feira, 11 de janeiro, às 17h, a soltura de filhotes de tartaruga pelos monitores do Projeto Tamar, que criou um tipo cercado para proteger os ovos de tartaruga de predadores e também do impacto causados pelo movimento de carros e motos na praia.
A cada soltura de filhotes, foi aberto o convite para que a comunidade local e também os turistas possam acompanhar de perto o trabalho de manejo e soltura das tartarugas na praia. Essa atividade cada vez aumenta o número de pessoas e também o público de crianças que, desde pequenas, já procuram entender a importância de se preservar esses animais marinhos tão frágeis e indefesos.
Nesta quarta-feira, a soltura bateu recorde de pessoas e principalmente de turistas, que vem para nossa cidade conhecer as belezas naturais e também as riquezas que temos na flora e na fauna marinha.
A importância dessa atividade, envolvendo a sociedade, é de suma importância porque as pessoas aprendem a respeitar e proteger os animais que, muitas das vezes, sofrem impactos ambientais causados diretamente das ações antrópicas do homem.
A soltura foi dividida em duas etapas: a primeira remessa de filhotes de tartaruga soltos no mar e depois a segunda remessa. Ao todo foram 120 filhotes soltos, para que daqui a um certo tempo podermos ver, nos recifes de corais, tartarugas grandes e saudáveis na nossa região.