"Ao falarmos de avaliação, a primeira coisa que precisamos fazer é quebrar paradigmas”, a afirmação é do Secretário Municipal de Educação e Cultura, Ariosvaldo Gomes, durante palestra realizada em 27 de Maio, na Câmara Municipal, para coordenadores pedagógicos do município. O encontro com palestra marcou o início de um ciclo de discussões sobre o tema que, desde então, é aprofundado em encontros regulares entre o Núcleo de Apoio Pedagógico aos Anos Iniciais da Prefeitura/Secretaria de Educação e os coordenadores dos anos iniciais (1º ao 5º).
Durante o encontro inicial, o tema proposto foi " Avaliação da Aprendizagem: Uma reflexão Necessária”. Naquela noite os coordenadores foram recepcionados pela cantora teixeirense Tamy Persan e as boas-vindas ficaram por conta de Lenilda Bahia que, com um vídeo, chamou a atenção para a maneira como cada um se posiciona diante das ações rotineiras. Na sequência, quem palestrou foi o Prof. Me. Ariosvaldo Alves Gomes, responsável pela pasta municipal de Educação e Cultura. "Aqui me desvisto do secretário para falar com vocês como professor”, disse ele ao abrir sua palestra. Vídeos e dinâmicas completaram as atividades da noite.
O professor Ariosvaldo reforçou em sua fala a necessidade de mudar os conceitos pré-concebidos de avaliação "que não devem ser rasos, mas pelo contrário, precisam enxergar os alunos como sujeitos complexos, com múltiplas capacidades”, ensinava ele, que disse ainda que esta reflexão diante da maneira de se avaliar precede uma mudança e que esta mudança representa um enorme desafio " em toda a forma de se pensar e trabalhar a Educação”.
Desde a noite de 27 de Maio os coordenadores mantêm abordagens ao tema em seus encontros quinzenais, e agora, está sendo planejado pelo Núcleo de Apoio um momento para tratar diretamente com os professores do 1º ao 5º. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, investe na formação continuada dos profissionais da educação, mantendo assim seu compromisso de "cuidar das pessoas”.