X
Publicidade Davaca novo

Secretaria de saúde de Lajedão promove ação de combate ao mosquito Aedes aegypti com carro fumacê em Vila Betinho

Por Neuza em 20/05/2023 às 11:53

 

A Prefeitura Municipal de Lejedão através da Secretaria de Saúde, vem realizando ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e para isso vem fazendo uso do carro fumacê, foi o que aconteceu na tarde desta sexta-feira(19), na comunidade de Vila Betinho. 

O carro fumacê é usado para maior controle do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya, mas vale ressaltar que o uso de inseticida usada para combater o mosquito Aedes aegypti através do carro fumacê precisa seguir alguns critérios, segundo o Ministério da Saúde. 

Secretaria de saúde de Lajedão promove ação de combate ao mosquito  Aedes aegypti com carro fumacê em Vila Betinho

Com o aumento dos casos de dengue em todo país, o prefeito de Lajedão, Ariston Almeida Passos, o Tonzinho, junto com o secretário de saúde, Cleyton Hans, vem adotando medidas para combater o mosquito no município e uma delas é o uso do carro fumacê utilizado nesta sexta-feira me Vila Portela.

O secretário Cleyton Hans chama a atenção dos moradores para não deixar água acumulada em recipientes abertos e ter maior atenção com o lixo e plantas nos quintais, o mosquito usa água parada para pôr seus ovos e procriar, por isso é preciso ter cuidado com garrafas e objetos que possam cumular água.

A utilização do Carro Fumacê segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo bloquear a taxa de transmissão viral das doenças, dengue, zika e chikungunya em casos de surtos e epidemias. Além disso, pela legislação, a competência na aquisição do insumo para o combate do vetor é do Ministério da Saúde, cabendo aos Estados o gerenciamento dos estoques e distribuição aos municípios, responsáveis pela execução da atividade.

Em outras palavras, o município não possui esse carro disponível, uma vez que ele é solicitado ao Estado que o disponibiliza mediante um aumento no número de casos, isto é, um surto.

O cuidado da população com o controle de água parada onde o mosquito pode se reproduzir é essencial para que não seja preciso o uso do carro fumacê, que só é usado quando a invasão de mosquitos é muito grande e pode trazer sérios riscos a população “A nossa gestão busca levar serviços preventivos para nossa gente, mas o cuidado da população no controle do mosquito também é essencial para que não seja preciso o uso de inseticida no combate ao mosquito”, disse o prefeito Tonzinho.

 

 

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul

Tags:   Lajedão carro fumacê Vila Betinha
publicidade