Publicidade Davaca novo

Russo chega a Caravelas após três anos viajando de bicicleta

Por Neuza em 18/05/2022 às 16:05

Um russo decidiu deixar o país natal para fazer uma viagem de bicicleta por outros países há cerca de três anos. Atualmente Pavel Sapunov está em Caravelas, no sul da Bahia, e encara um clima bem mais quente do que o acostumado.

Pavel Sapunov decidiu embarcar em uma aventura para "fugir" do frio na seu país de origem. O ponto de partida foi o nordeste da Rússia, na cidade de São Petersburgo.

A viagem duraria apenas seis meses, mas o jovem já está nessa aventura há anos. Desde setembro de 2018, Pavel já passou por 11 países e sempre pega caronas.


Ao chegar no Brasil, Pavel decidiu continuar a viagem de uma forma diferente: passou a seguir o percurso de bicicleta. Além de desenvolver uma afinidade com o meio de transporte que até então ele não tinha, o russo também enfrentou algumas dificuldades com a comunicação já que ele não fala português. Na hora do sufoco, Pavel conta que a ajudinha vem pela internet.

"Eu consigo ajudas pelo Google Tradutor. Acho que qualquer pessoa pode conseguir apreender outro idioma se não tiver outra opção", disse.

Russo conhece o sul da Bahia após três anos de viagens de bicicleta e com ajuda de caronas — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Russo conhece o sul da Bahia após três anos de viagens de bicicleta e com ajuda de caronas — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O russo pedala de 50 a 100 quilômetros por dia. No Brasil já passou pelos estados do Rio Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e agora chegou a Bahia. No estado ele passou por três cidades e resolveu parar em Caravelas para descansar por uns dias.


Caravelas é uma cidade simples e tem muita história. Aqui é muito lindo, muito lindo”, contou Pavel.

Para chegar até Caravelas, uma das cidades mais antigas do país, Pavel pedalou três mil quilômetros. Ele está hospedado em uma casa cedida por uma amiga que fez durante a passagem pelo estado do Espírito Santo.

“Eu prefiro explorar as histórias de cidades, de moradores que possam me mostrar lugares favoritos deles. É claro que quero que eles me contem as histórias favoritas das cidades”.

Em Caravelas ele já fez amigos como a autônoma Jaqueline Souza e esposo dela - que ficaram impressionados com a coragem e a disposição do Pavel.

“Tem que ter muita coragem, muita disposição para poder está pegando a bicicleta e sair pelo mundo a fora conhecendo lugares diferentes. Como recompensa eu mostro a beleza que tem a nossa cidade de Caravelas”, disse a baiana.

“É uma amizade que temos. Não vamos perder o vínculo. Tem o contato, vamos ficar sempre conversando sobre o conhecimento de um e do outro”.

Pavel Sapunov está em Caravelas e encara clima bem mais quente do que acostumado — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Pavel Sapunov está em Caravelas e encara clima bem mais quente do que acostumado — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz


O russo trabalha com aluguéis de imóveis na Rússia. Mesmo nessa aventura, o jovem empreendedor diz que continua com a profissão.

O escritório vai desde a bicicleta ao banquinho de uma praça. O viajante russo vai explorar o extremo sul baiano pelos próximos dias.

O destino final é Fortaleza, no Ceará e ele não tem pressa para chegar. Para quem queria apenas fugir do inverno russo, parece mesmo que o Brasil aqueceu o coração.

Pavel nem bem começou a conhecer o Brasil e já descarta a possibilidade de voltar para o país dele.

“Não, não quero mais voltar para a Rússia. Lá é muito frio e aqui o clima é muito bom”, contou rindo

Fonte: Por; G1/BA

Tags:   Aventura russo Cravelas viagem de bicicleta
publicidade