Desde que assumiu a Prefeitura de Itanhém no dia 1º de janeiro, o prefeito Milton Guimarães, conhecido como Bemtivi, tem enfrentado uma série de desafios administrativos e financeiros deixados pela gestão anterior. Em entrevista, o prefeito falou sobre o árduo trabalho nos primeiros quatro meses de governo, com destaque para a regularização do pagamento dos salários atrasados de todo o funcionalismo público municipal.
“Sabíamos que seria difícil, mas a realidade que encontramos foi ainda pior do que imaginávamos”, afirmou Bemtivi. Segundo ele, logo nos primeiros dias de mandato, a equipe se deparou com a folha salarial de dezembro em aberto, dívidas com fornecedores e contas praticamente zeradas. “Tivemos que fazer um esforço enorme para criar possibilidades de quitar esses salários. No mês passado, conseguimos pagar os funcionários de diversas secretarias. E nesta semana, estaremos quitando os salários da Secretaria de Saúde. Já estamos em diálogo com o nosso setor jurídico para viabilizar o pagamento da Educação.”
Além dos salários, a nova gestão também herdou milhões em dívidas com fornecedores, agravando ainda mais o cenário financeiro do município. Mesmo assim, o prefeito garante que tem conseguido manter os salários em dia desde então. “Estamos pagando tudo dentro do mês, tanto os servidores quanto os fornecedores, respeitando os compromissos assumidos”, frisou.
Apesar das dificuldades, a Prefeitura de Itanhém já começa a colher frutos do trabalho de reorganização. Bemtivi anunciou que, com apoio do Governo do Estado, novas obras estão sendo planejadas, incluindo a licitação da nova creche municipal e a pavimentação das ladeiras que ligam Itanhém ao distrito de Cruzeiro do Sul, no município de Vereda, através do Consórcio Construir. “Essa é uma obra de grande importância para toda a região”, destacou.
As áreas de saúde, educação, assistência social e infraestrutura estão, segundo o prefeito, operando a pleno vapor. Ele também confirmou a realização dos festejos juninos: o tradicional São João de Itanhém será realizado no Mercadão, que volta a ser palco da feira de sábado a partir do dia 10, após anos sem receber o evento. O São João de Ibirajá, que vem ganhando força nos últimos anos, também será mantido, além das celebrações em todas as vilas e distritos do município.
“O nosso compromisso é estar presente em todos os cantos de Itanhém, garantindo serviços funcionando e valorizando nossa cultura. Convido toda a população para participar das festas e acompanhar de perto tudo que estamos construindo juntos”, finalizou Bemtivi.