Publicidade Davaca novo

Quase tudo pronto para o maior São João do Extremo Sul da Bahia em Itamaraju

São João

Por Neuza em 22/06/2017 às 08:35

Itamaraju já vive a expectativa  para o inicio do maior São João dos últimos tempos na cidade. Ruas enfeitadas com bandeirolas coloridas, equipamentos, palco, correria e uma multidão de trabalhadores, dão os últimos retoques do Arraiá pra Cuidar e Viver.

O vice prefeito Téa Produções que acompanha toda montagem de perto falou como será toda a estrutura do maior São João do extremo sul da Bahia. A festa começa nesta quinta feira (22) a partir das 22 horas e vai contar com dois palcos space 18x14metros, com som e iluminação e estrutura independente para que o pessoal não tenha intervalo do forró, acabando a atração de um palco o outro palco já inicia com a atração seguinte.

Em frente aos palcos está sendo montado um barracão coberto com 1600m², barracas padronizadas para atender a população com comidas e bebidas típicas foram disponibilizadas com toda infraestrutura necessária, luz e água, tudo instalado pela organização da festa. Todo circuito  do evento sendo revistado e monitorado pela polícia militar, CIPE-MA/CAEMA,  Corpo de Bombeiros, polícia civil E e policiais do tiro de guerra.

“Toda  estrutura de um evento digno de uma cidade nós procuramos montar aqui pra fazer um resgate do São João, a cidade tem dois anos sem esses festejos e nós procuramos fazer uma festa para a nossa população com todo carinho e todo amor possível para Itamaraju e também para os turistas já que estamos esperando, muitos turistas, pessoas já começaram alugar as casas os hotéis estão todos cheios, o comercio todo movimentado, essa é a nossa intenção, resgatar o nosso comercio, resgatar os festejos culturais da nossa cidade” enfatizou Téa.

A polícia calcula que em média 30 a 40 mil pessoas vão circular por dia no circuito da festa. A área de forró vai começar às 20 horas e só para no outro dia ás 6 da manhã. Preparem a sola do sapato, prepare a parceira e o parceiro e venha curtir o São João de Itamaraju, pois teremos aqui 48 horas de muito forró. Nós teremos 15 barracas padronizadas com alimentação, com tira gosto, comidas típicas, têm também o pessoal do caipfruta, o pessoal dos isopores. Procuramos dimensionar e distribuir em toda área aqui, temos também o pessoal do cachorro quente,  pipoca, acarajé, procuramos fazer uma festa voltada mesmo pra cultura nordestina, é a comida típica que é tradicional do nosso São João. Nós Itamarajuenses estamos aqui sendo hospitaleiros para cuidar não só da nossa população como dos nossos turistas, e esse evento é onde a gente procura também trazer turistas para gastar na nossa cidade e com isso movimentar a nossa economia, a cidade já vem praticamente há 30 dias no clima do São João, isso trás renda para nossa cidade,  eu sempre digo que em um evento você não gasta, em um evento se investe, e nós estamos investindo no comercio, na cultura, na educação e é isso que estamos fazendo no nosso dia a dia da administração, disse o vice prefeito prometendo que o ano que vem será melhor ainda.

O prefeito Marcelo Angênica disse que as expectativas são as melhores possíveis, e que o resgate do São João foi um dos compromissos de campanha, resgatar as festas tradicionais da cidade e de todas, a mais tradicional e popular é o São João, “nós ficamos dois anos sem a festa e agora temos perspectiva de nossos quatro anos de mandato ter o São João nos quatro anos que se seguem e a gente quer fazer uma festa bonita com a participação das famílias das pessoas que compõem a sociedade itamarajuense e dentro do orçamento do município respeitando a lei do tribunal de contas como a gente esta fazendo, com muita clareza e se a gente comparar com o São João que foi feito no passado é uma festa do mesmo nível ou até melhor eu acredito e com metade do valor que foi gasto há dois anos atrás, então nós estamos mostrando a transparecia do nosso o governo até no momento de festa que a gente precisa disso e respeitar a legislação vigente” falou o prefeito.

O prefeito explicou que, na questão da segurança, a cidade conta com um efetivo extra da policia militar a Caema e toda a instituição da policia civil, “há uns 15 dias começou como a gente sabe, uma disputa de poder aqui na cidade, e a policia vem atuando, e eu tenho ate que agradecer o governador, porque eu fui pessoalmente lá e pedi uma intervenção para essa situação e ele tem se mostrado bastante sensibilizado. O efetivo da policia militar em torno de 60 homens fará a segurança diariamente no evento, também tem o apoio da guarda municipal e do tiro de guerra que vai estar ajudando a controlar o fluxo de pessoas e fazer também a segurança, pois eles são formados para essa parte de segurança, teremos um efetivo de mais de 100 homens para dar segurança aqui durante os festejos, garantiu o gestor.

Dr. Marcelo disse que resgatar o São João de Itamaraju, na visão dele, não é gasto é investimento, “quando a gente faz um calçamento é investimento, quando gasta com a saúde é um investimento, e a festa, apesar de eu não ser muito festeiro,  percebi que é um investimento, só o clima da cidade do comercio, do CDL, você liga pras pousadas todas estão lotadas, estão cheias, tem gente alugando casa para os festejos, os próprios itamarajuenses que moram fora estão aproveitando o momento e voltando, você pode ter certeza que em torno de 10 a 15 mil pessoas vão movimentar o comércio que inclui, restaurante,  loja de roupa, de sapato, salões de beleza, tem todo esse movimento na cidade, então pode ter certeza que isso é um investimento, e além de tudo, a cidade torna-se uma propaganda espontânea nas redes sociais, na mídia televisiva, nas rádios falando sobre o São João e falando sobre Itamaraju, tudo isso é um ganho indireto para a nossa cidade, os barraqueiros pra se ter ideia, são mais de 100 famílias que vão ser beneficiadas nesse período, porque vão fazer um caixa, então tudo isso movimenta a economia e também da notoriedade a nossa cidade”

O prefeito concluiu deixando um convite aos moradores das cidades circunvizinhas . “Que todos venham para o maior São João da Bahia, e além de maior vai se tornar tradicional, tragam sua família e pode ter certeza que vai ter segurança, a gente não vai permitir nenhum tipo de violência, pois a segurança vai ser reforçada, por isso venham, participem, se divirtam que Itamaraju esta preparada para receber todo mundo, os itamarajuenses principalmente, e os visitantes que vierem serão muito bem recebidos.

Fonte: Bahiaextremosul/ Neuza Brizola

Tags:   itamaraju são joão
publicidade