A Festa de São Pedro aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, na Praça São Pedro, em Alcobaça. Além de vários artistas na grade de programação, se destacaram as apresentações das quadrilhas juninas alcobacenses, todas elas homenageadas, em menção à lei 14901/2024, com o reconhecimento do governo federal como patrimônio imaterial nacional. Uma iniciativa que visa o fortalecimento das quadrilhas juninas como tradição e cultura do povo nordestino.
As quadrilhas juninas contribuem com a preservação da cultura do povo nordestino e, em Alcobaça, não é diferente, inclusive, o município é expoente no extremo sul da Bahia dessa tradição e, não à toa, conta com várias quadrilhas juninas, algumas delas, campeãs em competições em várias cidades baianas.
As mais conhecidas são a Arrasta pé (A Princesinha de Alcobaça), Avisa Lá Que Eu Vou (a grande campeã do extremo sul da Bahia), Estrela do Sertão (A Nossa Estrela Brilha), Quadrilha Itinerante (Cultura e Tradição nos Bairros), Quadrilha Azedas de Minhadú (40 anos de tradição no Arraiá do São Pedro) e Quadrilha Juntos e Misturados (do distrito de São José).
Para o Diretor de Cultura de Alcobaça, Romário dos Santos, "as festividades do calendário de eventos têm espaço todas as manifestações culturais e turísticas, com o advento de que cultura se perpetua no tempo, representando a história de um povo", disse.
E acrescenta: "é importante destacar o apoio da gestão do Prefeito Zico de Baiato e do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Serginho Figueiredo, com os quais, é muito mais fácil trabalhar e valorizar a cultura de nosso povo, diante dos desafios que se apresentam para fazer", completou.
AS QUADRILHAS JUNINAS: Representam a manifestação cultural, através de danças e de vestimentas típicas do povo nordestino, contribuindo para contar a história e a rica herança cultural da região. Ao longo dos anos, as quadrilhas juninas em Alcobaça têm se tornado atração importante no período junino, atraindo as famílias alcobacenses, visitantes e turistas de várias partes do país. Assim, as quadrilhas juninas não são apenas uma manifestação cultural, bem como, tem se tornado elo importante para unir passado, presente e futuro.