Idealizado pelo Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton de Oliveira Lima, o projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal, através das secretarias de educação e Meio Ambiente e de entidades civis e foi lançado na tarde desta sexta-feira, 10 de agosto, no de foi lançado no Centro Pastoral Dom Antônio Zuchetto, na Praça dos Leões, e contou com representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, instituições de ensino, entidades de classe e associações comunitárias.
Durante o lançamento foram apresentadas as ações do projeto, exibição de vídeos e apresentação cultural do coral “Dando Cordas Paz e Bem”. O principal objetivo do projeto é discutir, despertar e incentivar o cuidado com a limpeza nos espaços públicos de Teixeira de Freitas.
A grande concentração da população na zona urbana, ao mesmo tempo em que é fator gerador de benefícios para a cidade e para a região, é também a causa de sérios problemas para seus moradores e visitantes. A cidade cresceu mais a consciência coletiva de seus moradores continua como se vivêssemos num passado de 20 ou 30 anos atrás.
Outro problema que a concentração populacional gera é a falta de limpeza e cuidados dos transeuntes, gerando uma cidade carente de higiene e afetando a questão estética urbana, a saúde coletiva e comprometendo as galerias pluviais com todas as suas consequências.
Para fazer frente a todos esses problemas, o ponto de partida encontra-se na educação da população e no processo de conscientização popular em relação as questões ambientais.
Segundo a engenheira florestal, Izabel Zanúncio, da secretaria de Meio Ambiente, projeto já está sendo levado para as escolas em palestras e oficinas como forma de sensibilizar as comunidades. Izabel entende que a educação é base para que esse projeto dê certo e a secretaria de Meio Ambiente está dando total apoio para que o projeto “Cidade limpa” dê certo.
Dom Jailton disse que a campanha é uma forma de ver a cidade mais bonita, mais limpa e todos tem a obrigação de contribuir para que isso aconteça e não jogar lixo nas ruas é o início da mudança. O bispo falou que quando aqui chegou foi surpreendido pela quantidade de lixo jogado nas ruas, bem diferente do Rio Grande do Sul, estado de onde ele veio “lá as pessoas não jogam lixo nas ruas, isso já faz parte da cultura do povo de lá.
Dom Jailton, que visitou a cidade de vereda recentemente, disse que ficou feliz com a limpeza que encontrou na cidade, que ao contrário de Teixeira de Freitas tem as ruas limpas “ a questão da limpeza não é só tirar o lixo das ruas, tem a coleta seletiva e ainda temos que pensar no que vais e fazer com o lixo.
O ponto alto da campanha será dia 04 de setembro, dia de São Francisco, nesse dia será realizado um movimento de conscientização com a população e com os motoristas com a distribuição de sacolas para serem colocadas nos veículos, evitando que os condutores ou mesmo os passageiros continuem jogando lixo nas vias públicas.