Publicidade Davaca novo

Programa Paz nas Escolas tem saldo positivo em Teixeira de Freitas

Por Neuza em 10/11/2015 às 11:05

Desde o início do ano letivo de 2015 estudantes, professores e demais profissionais da educação pública de Teixeira de Freitas convivem com a temática da Paz e Não Violência, que foi proposta pelo Governo Municipal/Secretaria de Educação e Cultura por intermédio do programa Paz nas Escolas. O programa foi apresentado aos profissionais da Educação durante a jornada pedagógica e passou a fazer parte da rotina das instituições de ensino. "É uma reflexão que sempre é válida, a paz precisa ser pensada e vivida em nossas rotinas”, analisou a diretora da Escola Joaquim Muniz, Samantha Neres.

O primeiro objetivo do programa é manter os educadores em sintonia com as necessidades dos problemas sociais, inserindo a temática da não violência ao currículo e transformando, efetivamente, a escola numa ferramenta capaz de apontar caminhos para a construção da paz na sociedade. Segundo explicou o secretário Ariosvaldo Alves Gomes o Programa incluiu oficialmente no currículo pedagógico das Escolas do Município o estudo da Paz "como conteúdo transversal em diversas disciplinas, atingindo assim, alunos que deverão se tornar cidadãos preocupados com o meio ambiente, com o homem e com a paz”.

O programa sugere o fortalecimento dos valores socioculturais, das bases familiares, do amor e da disciplina, e é coordenado pela ONG Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (MovPaz). O mês de outubro foi marcado pelas caminhadas pela Paz, realizadas pela maioria das Escolas, incluindo as dos distritos, a exemplo do que foi feito em Santo Antônio, quando todas as unidades escolares da localidade se uniram e ainda tiveram o reforço da sociedade civil organizada, em evento que teve culminância na Praça, com apresentações culturais, em Duque de Caxias a culminância do Programa conto com o Concerto pela Paz.

Na Escola Rachel de Queiroz os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) trabalharam, entre outras, o conhecimento de língua estrangeira, com a tradução e interpretação do famoso discurso de Luther KingI have a dream.E, na Escola Vila Vargas, além dos eventos pontuais com caminhadas e apresentações, as reflexões acerca da cultura de paz são rotineiras e integram os momentos cívicos. Na Escola Igualdade e Justiça os professores se mostraram "afinados” com o programa e gravaram um clipe musical em que cantam o tema da paz.

Em todas as escolas da rede houve a adesão ao Programa de maneira grandiosa. Os pequeninos das creches e educação infantil também participam com, por exemplo, releituras das cantigas infantis, que ganham versões alegres e positivas, a saber "o cravo brincou com a rosa” e muitas outras. O Programa tem se desenvolvido no dia-a-dia das instituições de ensino, semeando diariamente a paz e a não violência, seja em culminâncias ou em sensibilizações propostas nas atividades de sala de aula, numa onda positiva que se inicia nas escolas com o objetivo de atingir toda a comunidade.

Fonte: ASCOMx

Tags:   Informação
publicidade