A Polícia Rodoviária Federal apreendeu substância inibidora do sono (arrebites) em poder de um motorista profissional que foi encaminhado, juntamente com um rádio amador sem autorização para a delegacia de polícia judiciária de Eunápolis/BA.
O flagrante ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no KM 720 da BR 101, durante abordagem a um veículo de carga com placas de Feira de Santana/BA, conduzido por indivíduo de 31 anos de idade. Ao revistar o interior do veículo, os PRFs encontraram 45 comprimidos de NOBÉSIO FORTE, medicamento à base de anfetamina, conhecido popularmente como "arrebite" cuja comercialização é proibida no Brasil e que é comumente utilizada para inibir o sono.
É grande o número de acidentes envolvendo veículos de carga nas rodovias federais do Brasil e em muitos casos o fator preponderante é o sono ao volante associado ao uso de substâncias psicoativas.
Os policiais ainda encontraram na cabine do veículo um rádio de comunicação, que não possuía a documentação exigida pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para o seu uso.
O condutor, os comprimidos de NOBÉSIO FORTE e o rádio de comunicação foram encaminhados para a delegacia de polícia judiciária local.