Foto: Seap
Quase um mês após a fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou mudanças na direção da unidade. A medida foi tomada após a abertura de uma sindicância, determinada pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Castro, para investigar o incidente.
Durante um evento no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, nesta terça-feira (7), Jerônimo Rodrigues destacou as ações implementadas para reforçar a segurança nas prisões e apurar falhas no sistema. “Nomeamos hoje uma nova direção para os presídios de Eunápolis e Jequié, com o objetivo de fortalecer as operações. Desde o início, houve atuação de inteligência e uma apuração rigorosa com apoio do Tribunal de Justiça”, afirmou o governador.
A exoneração dos diretores Joneuma Silva Neres e Elton Deolinho Rocha foi publicada no Diário Oficial. A nova gestão do presídio de Eunápolis enfrenta o desafio de implementar medidas de segurança mais eficazes para prevenir futuras fugas.
As investigações sobre o caso continuam em andamento, e a Secretaria de Administração Penitenciária assegura que os responsáveis serão identificados e punidos, reforçando o compromisso do governo com a segurança e a eficiência do sistema prisional no estado.