Na última terça-feira, 19 de dezembro, a Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma audiência pública virtual para discutir o Plano Municipal de Educação (PME). O evento contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, como professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares, estudantes, membros do Poder Legislativo, entre outros.
A audiência pública teve como objetivo possibilitar a participação aberta e democrática de todos os cidadãos e grupos sociais na apreciação e debates sobre os resultados alcançados e consolidados no Documento Preliminar de Avaliação do PME, que foi elaborado pela Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação (ETMA) e pelo Fórum Municipal de Educação (FME).
O Documento Preliminar de Avaliação do PME foi submetido à consulta pública prévia, que aconteceu também virtualmente entre os dias 05 e 12 de dezembro, e pôde receber contribuições e sugestões da comunidade educacional e da sociedade civil. O PME de Medeiros Neto é um instrumento de planejamento estratégico que define as metas e as estratégias para a educação municipal dentro de dez anos (2015-2025), de acordo com as diretrizes nacionais e estaduais.
A audiência pública foi transmitida ao vivo pela internet, com link aberto para todos os interessados, e teve uma grande adesão e interação dos participantes, que puderam manifestar suas opiniões, dúvidas e propostas por meio de um chat.
O secretário municipal de Educação, Rildo Alves Fonseca, agradeceu a todos que colaboraram com o processo de avaliação e revisão do PME e reafirmou o seu compromisso com a melhoria da qualidade da educação em Medeiros Neto. "Temos caminhado rumo a índices cada vez mais significativos que demonstram o trabalho que nossa educação tem feito no município, em diferentes frentes, liderado pelo prefeito Beto Pinto", disse.
A coordenadora do Fórum Municipal de Educação (FME), Paula Bandeira, destacou a importância do evento. "O PME é fruto de um trabalho coletivo e participativo, que envolveu diversos atores e setores da educação e da sociedade civil. A participação da sociedade na audiência foi extremamente relevante para verificar as necessidades e as expectativas da nossa comunidade educacional até aqui", comentou.