A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, realizou uma reunião com orientações e métodos de monitoramento das ações estratégicas de combate às endemias. A oferta ocorreu nesta quinta-feira (27).
A orientação contou com a presença da secretária de Saúde, Junia Garcia, da coordenação de Vigilância Epidemiológica Municipal e da equipe técnica de referência do Governo do Estado.
Na ação, a Divisão de Vigilância Epidemiológica/NRS Extremo Sul promoveu uma visita com a avaliação/ monitoramento das ações estratégicas de combate às endemias realizadas no município de Medeiros Neto.
A avaliação da Divep alcançou o Plano de Contingência das Arboviroses. Um fator observado e destacado nas ações do Município foi a rápida resposta ao agravamento de casos após a ocorrência das enchentes, quando era esperado um número maior.
A equipe municipal foi elogiada sobre o trabalho realizado na saúde, assim como a parceria com as outras Secretarias de Saúde, tendo as arboviroses como ponto focal.
O entendimento comum entre Município e Estado foi de que o mosquito se combate e é controlado com o apoio de toda a população.