A Prefeitura Municipal de Lajedão através da Secretária Municipal de Saúde intensificou o atendimento a pacientes com glaucoma, e nesta quinta-feira (27), 105 pessoas estão recebendo atendimento.
Desde o ano passado a Secretaria Municipal de Saúde já disponibiliza esses atendimentos a moradores do município.
Nesta sexta-feira, a equipe de saúde capacitada em glaucoma junto com o médico oftalmologista atendeu 105 pacientes, dentre estes, os que já vinham fazendo tratamento há algum tempo e novos pacientes também foram atendidos. Todos os pacientes que foram diagnosticados com a doença já recebem o colírio para os três primeiros meses de tratamento.
O glaucoma é uma condição ocular que acomete o nervo óptico, cuja saúde e integridade são vitais para uma boa visão. A deterioração do nervo óptico leva a perda progressiva da visão e seu efeito é gradual, que a pessoa pode não perceber alteração na visão, até que a doença esteja em estágio avançado. Sendo que no início, o glaucoma pode ser assintomático. À medida que progride, o que pode demorar meses, ou anos, o glaucoma pode levar à perda da visão progressiva da periferia para o centro e evoluir para cegueira irreversível
A cegueira por glaucoma é irreversível porque a visão perdida não é recuperada. Mas é evitável diagnóstico precoce e tratamento contínuo que podem evitar a perda da visão, mantendo a qualidade de vida do/a paciente.
Estiveram presentes a equipe da Atenção Básica, o secretário de administração, Antônio Santana, o vice prefeito Nilsão e o vereador Ivan e secretário Rildo Martins.
O secretário de saúde Cleyton Hans Cunha, falou do quão importante é esse tipo de atendimento “prevenir a doença é melhor do que curá-la, os olhos são de vital importância para se viver uma vida plena” disse Cleyton.
O prefeito Ariston Passos, o “Tonzinho” vem investindo na saúde dos cidadão lajedaenses e, segundo ele, a prevenção da saúde é o melhor jeito de garantir que o cidadão possa ter uma vida com mais qualidade “para o município fica mais em conta investir na prevenção do que na cura” falou o prefeito