O prefeito Mildson Dias Medeiros, através do Decreto 311, de 28 de novembro de 2022, promulgou Estado de Situação de Emergência no município de Itanhém, em razão dos estragos provocados pelas chuvas que caíram entre os dias 25 e 27 de novembro.
A situação de anormalidade é válida para locais que comprovadamente foram afetados pelas fortes chuvas, conforme prova documental estabelecida pelo Relatório Preliminar de Ocorrência da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, que percorreu vários pontos do município, inclusive, com uma equipe do Consórcio Construir, avaliando cada situação.
Além dos prejuízos das casas que foram invadidas pela enchente, ou que tiveram avarias no telhado, a chuva arruinou estradas, destruiu pontes, bueiras, represas e provocou deslizamentos de terra em barrancos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social prestou atendimento às famílias que tiveram suas residências afetadas, e está realizando o acompanhamento das mesmas. Foram fornecidos itens como cobertores, toalhas, de higiene pessoal, roupas, além dos benefícios eventuais, como o Auxílio Alimentação (cestas básicas) e Auxílio Aluguel. Os serviços contam com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, com mão de obra e transporte.
Com o decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas, e também às autoridades administrativas e agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta.
Para salvaguardar a população itanheense dos perigos, as equipes da prefeitura vêm adotando medidas, inclusive visitando os locais mais afetados, para tomar providencias emergenciais. A Coordenadoria da Defesa Civil, junto com outros órgãos, vem realizando um trabalho diariamente nas áreas afetadas.
Leia o decreto aqui.