Publicidade Davaca novo

Prefeitos e alunos discutem solução para o Campus IF Baiano de Medeiros Neto

Por Neuza em 14/10/2015 às 10:58

 

 

 

Na última sexta feira (09), os alunos do Campus IF Baiano de Medeiros Neto, realizaram uma reunião com os prefeitos da região (CONSORCIO CONSTRUIR) e assessoria jurídica, o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costa, Secretário de Administração, Gildásio Moreira Dias, a Secretaria de Educação Aleny Brito Lacerda, Assessoria Jurídica da prefeitura Dr. Jhanshy Amarante Teixeira, Vereador Eliezer Vieira e o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura Dr. Armando Leal do Norte.

A pauta da reunião foi para tratar de assuntos referentes ao Campus existente no município Medeiros Neto, capaz de atender mais de 400 alunos por dia em vários cursos técnicos e futuramente a oferta de cursos superiores. O fato é que o campus está pronto para uso e ao contrário do que se imaginava, quando pronto para iniciar a Prefeitura de Medeiros Neto recebeu um ofício onde o Reitor Geovane Barboza do Nascimento faz a entrega do Campus, sem ao menos levar em consideração a turma de 33 alunos que estão matriculados e cursando desde agosto deste ano. Turma esta que participou do processo seletivo foi classificado e aprovado a cursar Técnico em Agropecuária, sendo contemplados alunos do município de Medeiros Neto, Itanhém e Vereda.

 


 

O Secretário de Administração Gildásio Moreira Dias explanou a posição da prefeitura quanto a essa entrega inesperada e deu total apoio aos alunos, parabenizando-os pela união,

 

A Secretaria de Educação Aleny Brito Lacerda, falou da educação como foco, que devemos avançar no processo e não retroceder citou também a grande importância de cursos profissionalizantes, formação e investimentos na educação. Que mantém contatos diretos com o IF Baiano desde o início do processo. Que já fora a Salvador várias vezes para resolver questões sobre o assunto, enfatizou também sobre a prestação de contas com o FNDE. Falou também que o Município não tem condições financeiras de gerir esse campus com cursos profissionalizantes, com recursos próprios. A Secretária se põe à disposição para quaisquer esclarecimentos e apoio para manter esse curso e este Campus no Município.

 

O Dr. Jhanshy Amarante Teixeira, expôs o real motivo do oficio de devolução do Campus, e justificou que a área cedida para o funcionamento do Campus não poderia de forma alguma ser devolvida desta forma, que não é a prefeitura que faz o documento e sim o Campus que realiza uma doação para a prefeitura, não um simples oficio do Reitor concretiza o fato, o conhecimento do Ministério da Educação também teria que estar ciente da situação.

 

O Advogado Fernando Becevelli, responsável pelo Setor Jurídico do CONSÓRCIO CONSTRUIR, falou sobre a formação do consórcio e a importância para uma luta conjunta para nossa região.

 

 

O prefeito de Medeiros Neto Nilson Villas Boas Costa, disse que não aceita de forma nenhuma que seja devolvido esse campus, pois a responsabilidade hoje é do IF Baiano e que tem muito interesse que esse campus seja um exemplo para nossa região, para que futuramente tenhamos cursos superiores para um crescimento e avanço em nossa região.

Milton Ferreira Guimarães, prefeito de Itanhém e presidente do CONSORCIO CONSTRUIR, chamou a atenção para a importância do consorcio nesse processo, e que a primeira atividade realizada pelo mesmo foi à vinda do IF Baiano para nossa região e que essa luta era dele também, disponibilizando todo tipo de ajuda possível para o funcionamento do Campus, se prontificando com apoio político e disse que os prefeitos ausentes que também fazem parte do consórcio, com certeza estão nessa luta também, e que seria mais que urgente uma reunião com a SERIN, com a Secretaria Estadual de Educação, com o Reitor e com quem mais de direito for, com todo pique e gás, mostrando a força que a união faz, ligou imediatamente para marcar uma reunião em Salvador, agradeceu o esforço que a turma de agropecuária está enfrentando em prol da região.

 

Dinoel Carvalho, prefeito da Vereda, falou do apoio do Consórcio, dispondo também a sua ajuda para a libração do Campus, e disse também sobre a importância de alguns alunos estarem presentes na reunião em Salvador.

A aluna do curso Técnico em Agropecuária, representante da turma Maria Aparecida de Jesus Fernandes, falou sobre as origens rurais/agrícolas que todos tinham e que a região é um campo muito propício para curso, sobre a necessidade de mão de obra especializadas na área na região, e dos ganhos que teriam com a abertura do Campus IFBaiano, enfatizou também o quadro de funcionários muito bem capacitados com doutores e mestres, difícil de se ver em outras instituições do nosso Estado, o foco também foi para as futuras turmas que estão por vir , assim como os variados cursos que poderiam ser abrangidos neste Campus, e que seria possível até curso superior para este mesmo Campus. Falou também sobre a intenção da reunião que era unir forças para que juntos conseguissem reaver essa situação e tomar posse do que os pertence, do que pertence ao nosso povo. Agradeceu ao Consórcio Construir pelo total apoio.

 

O vereador Eliezer Viera falou sobre a possibilidade desta esta extensão se tornar um campus. Falou sobre a importância política do Consórcio para a região. Falou sobre a falta de apoio do Reitor para a nossa região. E que a Câmara de Vereadores em unanimidade apoia esta ação e estão à disposição para assinar quaisquer documentos que forem necessários para reverter essa situação. Em nome dos demais vereadores Eliezer enfatiza sua fala, e disse que tudo gera em torno de uma política, que precisa correr atrás mesmo e que esse problema também poderá ser político, e que se for prestação de contas que se faça essa prestação de contas.

A reunião surtiu um resultado esperado pelos alunos que junto com os demais participantes estão dispostos a ir até as últimas instâncias para a solução desse caso, tomar posse daquele campus que está fechado, enquanto os alunos estão alocados numa sala de aula no prédio da Secretaria de Educação, espaço esse cedido pela prefeitura, uma estrutura enorme daquela está jogada as traças.

 

 


Fonte: Sessé Guimarães/Ascom

Tags:   Medeiros Neto
publicidade