Publicidade Davaca novo

Prefeitos do extremo sul falam das dificuldades para enfrentar a pandemia

Por Neuza em 22/03/2021 às 18:57

Em encontro que aconteceu no último dia 17 de março, na sede com Consaúde, os prefeitos de Caravelas, Medeiros Neto, Vereda, Ibirapuã e Itanhém, em entrevista coletiva falaram das dificuldades que estão encontrando para combater o avanço do Covid nos seus municípios e conseguir vagas para internamento dos pacientes que aumentam a cada dia.

O Prefeito de Medeiros Neto, Beto Pinto, disse que os municípios mais afetados do extremo sul em proporção à população, em primeiro lugar Vereda, depois Medeiros Neto, em proporção à população, e em número de mortos até a semana passada.

Beto também disse que o município que tem a base estrutural com todos os mecanismos de atendimento à essa demanda é Teixeira de Freitas, que  atende a toda a microrregião na área de Saúde, tem UTI particular e publica, e ainda tem o  hospital de campanha, “na realidade é que tá faltando mais entrosamento entre a gente, e a parceria com o Governo do Estado. 

 

Beto Pinto falou das medidas de prevenções adotadas pelo Governo, e pelos prefeitos, e das dificuldades de se fazer cumprir essas medidas “Prefeitura pequena não tem segurança própria, segundo ponto, não tem polícia pra socorrer essa região toda, até cobrei do Governo do Estado mais policiamento aqui na região nesse determinado momento, porque a maior vacina que existe é a questão do distanciamento, da prevenção. Agora nós dos municípios estamos fazendo o que? Nós estamos na preventiva, falando em rádio, os agentes de saúde, de endemias, tentando o convencimento dos professores na questão das aulas, todos os prefeitos estão mostrando boa vontade em ajudar. 

Já o prefeito de Itanhém Mildson Medeiros, enfatizou que tem estado em contato com o governador via vídeoconferência e ele disponibilizou mais 5 leitos de UTI para Teixeira de Freitas, porque a demanda é muito grande, “eu vou falar pelo meu município, que é Itanhém, o COVID lá também tá se alastrando, e eu vejo também que a população na maioria das vezes não colabora, a gente vê os jovens nos bares, a gente tá conversando com eles, explicando. Eu acho que a gente tem que se unir, não só a gente, mas toda a população em geral. A gente tem que fazer a nossa parte, porque a coisa é muito séria, a vacina pelo que a gente tá vendo, esse ano não vamos ter em 100%, mas a gente tem que fazer a parte da gente, o governo tá sendo parceiro, o bom de tudo é que estamos muito unidos, o extremo sul está numa corrente positiva, tentando buscar os recursos, buscar formas de aliviar essa pandemia em nossa região”. Mildson concluiu.

Outro que também falou das preocupações com o avanço do Covid 19 em sua cidade foi o prefeito Calixto Ribeiro, de Ibirapuã “ essa semana temos 04 internados, 17 contaminados, temos muita dificuldade com internação, nós  conseguimos essa semana em Nanuque- MG, com muita dificuldade, porque não conseguimos aqui na Bahia, a gente não tá conseguindo fazer a regulação, do jeito que tá indo as coisas, muitas pessoas vão morrer na porta do hospital, dentro das ambulâncias, porque tá ficando grave, com paciente é uma aflição pra gente, porque você tem o paciente, mas não consegue regular, eu fiquei 8 dias tentando conseguir vaga pra uma paciente e não consegui, fomos conseguir anteontem em Nanuque, mas não deu nem tempo, porque quando foi no outro dia pela manhã a vaga já estava preenchida com outro paciente de Ibirapuã. Tá difícil, e digo a vocês que vai chegar ao ponto de paciente morrer dentro do carro sem conseguir internar” lamentou Calixto.

O prefeito de Vereada, Manrick Teixeira não deixou por menos e falou dos problemas que está encontrando para resolver o problema em seu município “Realmente esse vírus veio pra tirar a nossa paz, a nossa tranquilidade, pra mim, hoje é um momento diferente, porque hoje eu perdi a primeira pessoa da minha família para o Covid, perdi uma prima, , há 15 dias atrás tive uma paciente que tesava lá em Itanhém e a gente com a mesma dificuldade de regulação, depois de muitos dias surgiu uma vaga em Porto Seguro, mais ai já era muito tarde, ela não resistiu” lamentou o prefeito.

Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consaúde, falou das dificuldades encontradas para regular pacientes com Covid 19 e disse que muitas vezes os gestores precisam tomar atitudes que não agradam a população para tentar conter o avanço da doença “Não sou a favor de se fechar o comércio, as pessoas precisam ganhar seu pão, sustentar sua família, infelizmente ainda tem muita gente que não se preocupa e participa de aglomerações e isso acaba aumentando o número de contaminados. Disse Sílvio.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Prefeitos do extremo sul falam das dificuldades para enfrentar a pandemia
publicidade