Publicidade Davaca novo

Prefeito de Caravelas constrói “Elefantes Brancos”, enquanto a saúde pede socorro

Por Neuza em 04/08/2015 às 13:09

 

 

 

 

 

 PSF do bairro palmeira reformado (fechado)

O Brasil vive uma situação de contrastes. Algumas cidades têm médicos, mas não oferecem estrutura, outras como Caravelas, têm postos de saúde novinhos, mas o prefeito não inaugura e prefere pagar aluguel em casas sem nenhuma estrutura.

 

 

 casa onde funciona o PSF do bairro Palmeiras (alugada)

Segundo o regimento do Sistema Único de Saúde (SUS, as )Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde, são locais onde a pessoa pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Tudo isso seria muito bom não fosse o descaso que alguns perfeitos, como Jadson Ruas que vem tratando a saúde pública do seu município.

 

PSF de Ponta de Areias (fechado)

Moradores de bairros periféricos e dos distritos tem denunciado a situação caótica da saúde de Caravelas. Vejamos; Postos de saúde sem nenhuma estrutura, falta de médicos e remédios, falta de material básico e falta de manutenção em alguns postos são as principais reclamações dos moradores. Não bastasse tudo isso, a prefeitura reformou dois postos e há quase três anos de concluídos, ainda não foram entregues a população, enquanto isso, o município paga aluguel em casas sem nenhuma estrutura física para atender os moradores.

 

Valor da reforma do PSF de Ponta de Areia ( R$ 191, 868,14) fechado

"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. diz a Constituição.

 

fezes de morcego no PSF de Ponta de Areia (fechado)

A saúde é um direito de todos por que sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado por que é financiada pelos impostos que são pagos pela população. Desta forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que o Estado crie condições de atendimento em postos de saúde, hospitais, programas de prevenção, medicamentos, etc., O governo tem feito a sua parte ao liberar verba para a construção e reforma de postos de saúde, o problema são alguns administradores municipais que administram mal o dinheiro público.

 

 

 Infiltração no forro do PSF de Ponta de Areia

"As crianças adoecem, não tem um lugar adequado para atender, o atendimento é feito numa casinha sem nenhum conforto, não tem dentista, o médico vem poucas vezes na semana e vai embora por volta de nove horas, quando o médico aparece e a gente leva as crianças para consultar ele já foi embora” disse Fabiola, mãe de dois filhos e moradora do bairro Palmeiras, onde o posto de saúde está pronto desde o final de 2012, e até agora não foi inaugurado, e segundo os próprios moradores do bairro, o prefeito está deixando para inaugurar na campanha política porque o tio dele é candidato á sucessão.

 

Fôrro do PSF de Juerana

Ana Claudia, mãe de 03 filhos, disse que na casa alugada ao valor de 4 mil reais mensal, onde hoje funciona o posto de saúde, a casa não oferece nenhuma comodidade, o local onde o médico atende é apertado e não tem remédio "quando uma das crianças adoece e no hospital não tem médico, a gente leva para Alcobaça ou Teixeira de Freitas para não morrer a mingua, enquanto isso o prefeito reforma o posto, acredito até que é uma forma de lavar dinheiro, disse revoltada a moradora.

 

 

PSF de Espora Gato 

Outro posto de saúde reformado em Ponta de Areia ao valor de R$ 191, 868, 14 (cento e noventa e um mil, oitocentos e sessenta e oito reais e quatorze centavos), também não foi entregue a população e serve apenas de morada para os morcegos. Situação complicada também é na região de Juerana e Espora Gato, forros caindo aos pedaços, equipamentos enferrujados, falta de remédios e material de curativos, são apenas algumas das denuncias dos moradores, ai o povo pergunta; Cadê a saúde de Caravelas? É preciso que as autoridades tomem providência, afinal, os impostos são pagos pelo povo, por tudo isso o povo merece respeito.

 

escada da mesa de exames (enferrujada)
 
Camisinha fora da embalagem na mesa de exames
 
Armarios vazios
 
 
Situação de piso e paredes do PSF de Espora Gato
 

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Caravelas
publicidade