Prefeito Tonzinho em Brasília na Marcha dos Prefeitos
O prefeito de Lajedão, Tonzinho, acompanhado da presidente da Câmara de Vereadores, Catía Cione, de Délio Jr., chefe de gabinete e Marcos Pazzolini, assessor jurídico da prefeitura de Lajedão, participou ativamente da XXVI Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada nesta semana na capital federal. Representando com orgulho o município, Tonzinho integrou a comitiva de gestores municipais de todo o Brasil que lutam por mais recursos, autonomia e desenvolvimento para suas cidades.
Um dos grandes destaques desta edição da Marcha foi o avanço da PEC 66/2023, que trata do parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios com o INSS. “Essa PEC já foi aprovada no Senado e agora aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. É um grande passo para os municípios, pois permite um financiamento do parcelamento dos débitos previdenciários, o que trará alívio financeiro para Lajedão e muitas outras cidades”, destacou o prefeito.
Durante os dias de evento, o prefeito Tonzinho esteve em intensas agendas com parlamentares e autoridades, buscando destravar emendas e recursos importantes para Lajedão. Entre as conquistas, estão, verbas para custeio da Saúde, recuperação de estradas vicinais e Assistência Social, fruto de emenda do senador Ângelo Coronel, garantindo mais investimentos nas políticas sociais do município.
Além disso, Tonzinho se reuniu com os deputados federais Valmir Assunção, que reafirmou seu compromisso com Lajedão e confirmou apoio nas festividades juninas e no aniversário da cidade, e com Lucas Reis, pré-candidato a deputado federal. O prefeito também dialogou com o deputado estadual Ângelo Coronel Filho, que está destinando recursos por meio de emendas para fortalecer a cultura e as festas populares do município.
No encerramento da Marcha, o prefeito participou de um encontro estratégico com os prefeitos do Extremo Sul baiano e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar de pautas fundamentais para a região. Entre elas, está a cobrança pela construção da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, na BR-101, uma demanda antiga que impacta diretamente o desenvolvimento econômico e a mobilidade de todo o Extremo Sul baiano.
O evento contou ainda com momentos de confraternização, como o tradicional jantar dos prefeitos baianos, que reuniu o governador Jerônimo Rodrigues, os senadores Jacques Wagner, Otto Alencar e Ângelo Coronel, além de deputados, ministros e lideranças de todo o país. O prefeito Tonzinho fez questão de destacar e agradecer ao presidente da UPB,Wilson Cardoso, e também ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, pela organização do evento e pela luta constante em defesa dos municípios brasileiros.
“É muito importante estarmos aqui representando Lajedão, um município pequeno, mas que precisa estar inserido nessas discussões nacionais. Voltamos pra casa com resultados concretos e com esperança de mais avanços para nossa cidade”, finalizou Tonzinho.
Na tarde desta quinta-feira, Tonzinho participou de uma reunião com o ministro da Casa Civil, Ruy Costa, presidente do DENIT, Fabrício Oliveira Galvão, presidente da UPB, Wilson Cardoso e prefeitos do sul e extremo sul da Bahia onde foi debatido o polêmico fechamento da ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR 101, em Itapebi.
A XXVI Marcha dos Prefeitos encerra deixando como saldo a reafirmação da luta dos gestores por mais recursos, autonomia e respeito aos municípios, pilares fundamentais para a construção de um Brasil mais justo e desenvolvido para todos.






















