Prefeito Silvio Ramalho e a equipe da UBS, Oscarlina Assis de Oliveira. O prefeito tirou a máscar para a foto a pedido da imprensa
O prefeito Silvio Ramalho, esteve no final da tarde desta quinta feira, 06 de agosto, em Juerana, conferido o atendimento do programa “Saude da Hora” que foi implantado na Unidade Básica de Saúde, Oscarlina Assis de Oliveira.
Caravelas é a primeira cidade do extremo sul da Bahia a implantar o programa “Saúde da Hora”, que estende o atendimento as Unidades Básicas de Saúde até as 19 horas. A mudança faz parte da estratégia do município para ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária (consultas médicas, aplicação de vacinas e pré-natal).
Lançado pelo Ministério da Saúde através da Portaria N.º 930, de 15 de maio de 2019, o Programa Saúde da Hora, tem o objetivo de ofertar ações de saúde em horários mais flexíveis (tanto durante o período de almoço, como à noite), reduzindo filas em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares, oferecendo maior suporte no enfrentamento da emergência de saúde pública, causada pelo novo coronavírus.
No processo de adesão, o município caravelense precisou atender às diversas exigências, reforçando o número de profissionais das equipes de Saúde da Família (médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem) e da indicação de um gerente para administrar a unidade, com dedicação, exclusiva, ao gerenciamento, desenvolvimento de atividades de planejamento, gestão e organização do processo de trabalho, coordenação e integração da unidade com outros serviços de saúde.
Daniel, chefe de enfermagem da UBS exalta oa tendimento
A ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde foi aprovada por funcionários e moradores que veem na ação uma forma de respeito com a saúde preventiva dos moradores de Juerana e da zona rural.
Para Jaqueline Gomes Tereza, a implantação do programa veio para melhorar a vida das pessoas, principalmente de quem trabalha ou mora na zona rural “nas outras administrações o atendimento era só até 11 horas e ia até quinta feira, depois que Silvio ganhou, o horário passou para as 16 horas de segunda a sexta feira, agora com o horário estendido até as 19 horas, facilitou o atendimento das pessoas que podem vir depois do trabalho, isso é muito bom, espero que continue” concluiu a jovem que nasceu na comunidade.
Para o prefeito Silvio Ramalho, Caravelas tinha uma demanda muito grande na saúde, e há mais de um ano ele vinha tentando implantar esse projeto em Juerana, que fica há cerca de 50 quilômetros da sede, e sequer tinha um enfermeiro morando na comunidade, e apartir da implantação do“Saúde da Hora”, a comunidade passou a ter uma equipe médica e de enfermagem duplicada.
Marcia Carlos- diretora da UBS fala sobre as mudanças no atendimento
Hoje Juerana conta com quatro enfermeiros morando na cidade e três médicos que atendem de segunda a sexta feira das 07 ás 19 horas, inclusive em horário de almoço.
“Esse projeto vai fazer com que, se tiver qualquer coisa na região de Juerana para as pessoas que precisem de atendimento médico depois do horário do trabalho, a equipe médica estará atendendo até ás 19 horas, isso vai melhorar muito a prevenção na saúde das pessoas”
A Unidade recebeu toda a estrutura para atender as pessoas e garantir qualidade de vida tanto para os profissionais que atendem quanto para as pessoas que precisem de atendimento, seja na área de consultas, seja na área odontológica, e para o prefeito Silvio Ramalho, isso é só o começo, pois ele pretende levar o projeto para outros distritos, pois devido a distância geográfica do município, a implantação do “Saúde da Hora” vai facilitar a vida dos moradores que buscam atendimento médico.