Cenário de destruição é o que se vê na cidade de Jucuruçu após as chuvas intensas que deixaram 1.500 desabrigados e um morto no município. Jucuruçu é uma das cidades mais afetadas pelas enchentes que inundaram parte da Bahia. Todas as pontes de acesso a outros municípios caíram, e a população ficou ilhada por cinco dias.
O prefeito da cidade, Arivaldo Almeida Costa, o “Lili” (PSDB), disse que a tromba d’água caiu na última terça-feira à noite, pegando os moradores de surpresa.
As famílias atingidas pela enchente estão sendo abrigadas em escolas, no ginásio, no salão de um clube e também em casas de parentes. Segundo o prefeito, eles precisam de cesta básica, material de limpeza, higiene e roupas. Com a chuva dando uma trégua, os serviços de limpeza das ruas estão sendo feitos desde que o nível do Rio Jucuruçu baixou, o prefeito contratou máquinas, caçambas e homens para acelerar a limpeza das ruas com aretirada de entulhos deixados pela enchente.
Nesta terça-feira (13), o prefeito esteve com a defesa civil vistoriando os principais pontos atingidos pelas chuvas, são mais de 30 pontes que serão reconstruídas. Nos bairros Arizona, Califórnia e Jaqueira que foram os mais atingidos a prefeitura montou pontos de apoio para acolher as famílias.
A prefeitura pede doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas. Uma conta social foi criada para doações em dinheiro através da conta do Fundo Municipal de Assistência Social. Pix: 18705821000199.