O dia 20 de janeiro é uma data lembrada sempre com muita alegria e festa pelos moradores do distrito de Cumuruxatiba. Trata-se do dia de São Sebastião, um mártir lembrado como o santo protetor da humanidade contra peste, fome e guerra.
A festa simboliza a influência cristã europeia vivida no período de colonização de nosso país. Centenas de pessoas vêm de diversas cidades do Brasil para participar dessa grande manifestação cultural, que tem como momento mais esperado, a puxada do Mastro de São Sebastião. O objetivo dessa festividade é manter sempre a cultura e a tradição viva.
Uma missa solene ao santo São Sebastião foi realizada na igreja de Santo Antônio, logo após centenas de pessoas carregaram o imponente mastro (mais de 12 metros de comprimento), conhecido como “Pau de Bastião”.
Música, samba de roda, muita animação, descontração e com forte manifestação da cultura assim movimentou toda a comunidade local e após percorrer a Avenida Principal, várias ruas do distrito e também a orla da praia, o mastro foi enterrado, em frente à Igreja.
O ponto alto das festividades é a puxada do mastro de São Sebastião, na linguagem nativa “Pau de Tião”. Moradores e turistas carregam o mastro que tem uma média de 6 metros pelas ruas da comunidade até a igreja, onde o mastro com a bandeira do santo é suspenso e fincado em frente à igreja, tudo acompanhado com muitas música e alegria.
“Fizemos questão de participar deste momento de religiosidade, tradição e cultura da comunidade. Uma das nossas prioridades é investir e manter a nossa cultura viva, por isso valorizamos e apoiamos todas as manifestações culturais da nossa cidade”, afirmou o prefeito Gilvan Produções.
A animação dos dois dias da Festa de São Sebastião (19 e 20 de janeiro) ficou por conta das banda Psirico, JP, Luizinho Rocha, Gaivotha, Jarley e Flaviano Show. A festa contou com o total apoio da Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.